Como o Feed de notícias funciona

Informações básicas

O Feed de Notícias é um fluxo personalizado de histórias que fica no meio da página inicial de todos os usuários. Ele pode conter atualizações de status, fotos, vídeos, links, atividades do aplicativo, conversas em grupo e mais.

O objetivo do Feed de Notícias é mostrar às pessoas as histórias mais importantes para elas. Dispondo-as mais próximo do topo do Feed, esperamos criar a melhor e mais personalizada experiência para quem usa o Facebook. Fazemos isso considerando milhares de sinais e classificando as histórias das mais às menos relevantes para cada pessoa. Toda vez que alguém atualiza o Feed, o Feed de Notícias classifica todas as histórias que a pessoa verá e as mostra nessa ordem.

  • Mais de 1,6 bilhão de pessoas usam o Facebook para se conectar com o que é importante para elas.
  • 1,09 bilhão delas acessam a plataforma todo dia.
  • O visitante médio passa 50 minutos no site.
  • Em média, mais de 1 bilhão de histórias são publicadas no Facebook todos os dias.

Explicaremos alguns dos sinais que observamos, como classificamos o conteúdo nos Feeds de Notícias das pessoas e as melhores práticas para você, organização sem fins lucrativos, alcançar os públicos que deseja atingir.

Como o Feed de Notícias prioriza as histórias

Os três principais tipos de sinais usados para estimar a relevância da publicação para cada pessoa são:

  • QUEM PUBLICOU: amigos, familiares, fontes de notícias, empresas e figuras públicas com quem você mais interage têm prioridade no seu Feed de Notícias.
  • TIPO DE PUBLICAÇÃO: o Feed de Notícias prioriza os tipos de publicações com as quais você interage com mais frequência. Por exemplo, fotos, vídeos ou links.
  • ATIVIDADE DA PUBLICAÇÃO: as publicações com muitas curtidas, comentários e compartilhamentos (em especial aquelas criadas pelas pessoas com quem você mais interage) podem aparecer mais no topo do seu Feed.

Será possível ver publicações de pessoas e Páginas com as quais você não está conectado se um amigo ou uma Página com os quais você está conectado interage com essas publicações. Por exemplo, se você for amigo da Joana Costa, poderá ver uma história no Feed de Notícias dizendo que a “Joana Costa curtiu esta publicação da Mercy Corps”, mesmo que você não tenha curtido a Página dessa organização. Quando você criar publicações com as quais as pessoas interagem, seu conteúdo alcançará mais indivíduos que curtiram sua Página e os amigos deles.

OBSERVAÇÃO: a métrica usada para calcular quantas pessoas veem uma publicação se chama alcance. O alcance é o número de pessoas únicas para as quais sua publicação foi distribuída. Usar as Informações da Página ajudarão você a ver esse número desmembrado de algumas formas diferentes.

O que isso significa para organizações sem fins lucrativos?

Uma tática essencial para alcançar um público é criar um conteúdo que ele queira ver e compartilhar. Você deve pensar estrategicamente sobre como publicar conteúdo relevante para esse público, que os indivíduos possam curtir, compartilhar, gostar de ler ou no qual possam comentar. Para fazer isso, entenda as características do público desejado e o tipo de conteúdo com o qual as pessoas dele costumam se envolver.

Veja estas melhores práticas que funcionaram com organizações sem fins lucrativos no Facebook. Não se preocupe em experimentar todas de uma vez. Escolha algumas que você acha que funcionarão para você e teste-as.

Recrute os seguidores certos

Você quer criar sua comunidade do Facebook com pessoas que realmente desejam ler seu conteúdo e interagir com ele. Não é particularmente útil expandir seu público usando truques ou publicando conteúdo que não reflete seus objetivos ou a missão da sua organização.

Conheça as pessoas

Se você não sabe o que as pessoas da sua comunidade querem, descubra testando vários tipos de publicação. Não é necessário ter uma estratégia de publicação perfeita desde o início. Tente publicar regularmente e alterar de propósito o tamanho, o tipo, o tom e o assunto da publicação. Após algumas semanas, analise as Informações da publicação para ver as publicações com que as pessoas estão interagindo. O objetivo é se concentrar no tipo de conteúdo e nas chamadas para ação que estão repercutindo mais nos apoiadores. Conheça melhor os interesses do seu público através da Pesquisa do Facebook, das Informações da Página ou do Audience Insights.

Compartilhe histórias de indivíduos

As pessoas costumam interagir com histórias emocionantes ou inspiradoras. Encontre histórias simples e humanas sobre seus beneficiários, equipe ou voluntários e compartilhe-as com o público. Você pode testar diversos tamanhos, mas procure manter as histórias curtas e inclua uma foto ou um vídeo da pessoa. Obtenha a permissão dos indivíduos antes de compartilhar as histórias.

Publique imagens e vídeos

As pessoas costumam interagir muito com fotos e vídeos no Facebook. Publique fotos dos seus programas, equipe e voluntários ou carregue álbuns temáticos. As imagens clicadas, curtidas, compartilhadas ou comentadas terão um alcance mais amplo do que aquelas com as quais as pessoas não interagiram. Descobrimos que os vídeos tendem a ser mais envolventes do que qualquer outro tipo de conteúdo. Os vídeos que são reproduzidos por mais de três segundos, têm o som ativado ou assistidos por inteiro são priorizados no Feed de Notícias. Os vídeos e as imagens com formato quadrado são quatro vezes mais propensos a ser compartilhados.

Fale com as pessoas; não faça discursos

Quando o objetivo é gerar reconhecimento, talvez você caia na tentação de fazer discursos, em vez de conversar com as pessoas. O Facebook é um canal de comunicação com duas mãos. Conheça o tópico que os apoiadores atuais e potenciais querem discutir e descubra formas de convidá-los para uma conversa sobre sua causa compartilhando eventos atuais ou perguntando a opinião dessas pessoas.

Republique o conteúdo que funciona

Não há mal em republicar de vez em quando o conteúdo que teve o melhor desempenho. Se você achar que um tópico ou uma imagem geraram bastante interação, experimente republicá-los. Devido ao Feed de Notícias organizar o que cada pessoa vê para mostrar o conteúdo mais interessante e relevante para ela, é muito difícil enviar spam para quem curtiu sua Página. É possível monitorar os feedbacks negativos de uma publicação usando suas informações. Experimente seguir Páginas com um público semelhante ou recompartilhar o conteúdo delas que obteve um ótimo desempenho na sua Página.

Ensine coisas novas

As pessoas costumam interagir com as informações que desconheciam. Elas também querem gerar valor para a própria comunidade. Portanto, gostam de compartilhar conteúdo que acham informativo ou valioso para os amigos. Quais informações novas, únicas ou inspiradoras você têm para compartilhar com seu público?

Promova a lista ‘Ver primeiro’

Se as pessoas que curtiram sua Página disserem a você que não estão vendo suas publicações no Feed de Notícias, sugira que elas adicionem sua Página à lista ‘Ver primeiro’ editando as preferências do Feed de Notícias. A lista Ver primeiro consiste nas pessoas e Páginas mais relevantes cujo conteúdo as pessoas querem priorizar no Feed de Notícias.

Publique regularmente

Crie uma programação de publicação que funcione para você e sua equipe. Defina o número de publicações que você deseja fazer a cada semana. Muitas organizações querem publicar uma vez por dia. Uma parte desse conteúdo pode ser recompartilhar publicações com ótimo desempenho da sua Página ou das Páginas que você segue. Você pode usar o programador nas Ferramentas de publicação da sua Página para programar suas publicações.

Responda

Responda às pessoas que interagem com seu conteúdo. Use o recurso de responder na seção de comentários ou ative o Messenger na sua Página para as pessoas poderem conversar com você. Se os apoiadores virem que você se importa o bastante com eles para responder às suas perguntas ou comentários, maiores serão as chances de eles escreverem comentários e interagirem com as publicações.

Aprenda com outras Páginas

Encontre o conteúdo de outras organizações e instituições sem fins lucrativos com o qual seus apoiadores estão interagindo. O conteúdo dessas Páginas pode inspirar você e ajudar a ter ideias criativas. Siga algumas das Páginas populares entre as pessoas do seu público-alvo para ver qual tipo de conteúdo publicado gera maior envolvimento. Mesmo se você não for um usuário dos Anúncios, poderá usar o Audience Insights para aprender as características comportamentais do seu público e saber mais sobre as outras Páginas que ele curte.

Saiba mais sobre como aprimorar o envolvimento com as publicações