Encontre as pessoas certas para apoiar a missão

O público é o grupo de pessoas que você deseja alcançar com a mensagem: apoiadores, beneficiários, novos doadores e outros. Identificar as características e os interesses do grupo pode aumentar a eficácia da sua comunicação no Facebook das seguintes formas:

Priorize e tenha um foco

Adaptar a mensagem para um público específico e priorizá-lo ajuda você a criar um foco para o conteúdo das publicações. Isso otimiza o tempo e os recursos para você alcançar os apoiadores da sua organização como precisa.

Aumente a relevância

Quanto mais específicas as publicações, maiores serão as chances de o público notá-las e interagir com elas.

Saiba mais sobre o grupo de apoiadores

Se você souber exatamente quem deseja alcançar e monitorar as informações do público e das publicações, terá uma maior sintonia com o tipo de pessoa que reagirá à sua mensagem. Isso pode ajudar a informar sua abordagem para cultivar e expandir o grupo de apoiadores.

Amplie o alcance

Como o Feed de Notícias considera a atratividade das publicações da Página para determinar a amplitude da distribuição delas (entre outros sinais), conhecer o público e criar conteúdo significativo e envolvente para ele é um fator importante para alcançar mais pessoas que se importam com sua causa.

Alinhe o público com a missão

O público ideal depende dos objetivos que você tem para sua Página do Facebook. Se você ainda não tiver definido objetivos para ela, o site socialgood.fb.com/nonprofitsfbcom poderá ajudar. Após você decidir como quer usar sua Página para apoiar a missão, poderá determinar o tipo de pessoa mais propensa a ajudar você nesse propósito.

Você pode fazer as perguntas abaixo a si mesmo para ajudar a definir o público:

  • Atualmente, quem apoia sua missão e por quê?
  • Quem pode se identificar com o tema que você aborda?
  • Quem você precisa influenciar para cumprir sua missão?
  • Quais pessoas o problema que você quer solucionar aflige?
  • Quem se beneficiaria dos seus programas ou serviços?
Defina as características do público

Liste as características das pessoas que você descreveu nas perguntas acima. Alguns exemplos são: idade, gênero, localização, idioma, religião, nível de escolaridade, estado civil, tamanho da família, interesses e comportamentos.

DICA: algumas organizações acharão necessário ter uma estratégia de publicação que dialogue com vários públicos. Se você trabalha em várias regiões ou tem programas diversos, pode criar publicações diferentes para cada público e testar sua mensagem para descobrir qual tipo de pessoa interage com ela.

Teste a praticidade do público que você identificou

Após você identificar as características das pessoas para quem deseja direcionar sua mensagem, considere os aspectos práticos de envolver o público.

  • A descrição do público é muito genérica? Muitas pessoas se encaixam nos critérios?
  • A descrição é muito limitada? Um número suficiente de pessoas se encaixam na descrição?
  • Esse grupo tem as habilidades, o dinheiro e o tempo para apoiar seus objetivos da forma que você precisa?
  • Você conseguirá fácil acesso ao grupo? Como?

DICA: use o Audience Insights para saber mais sobre os públicos-alvo, incluindo informações agregadas sobre localização, dados demográficos, comportamento de compra e muito mais.

Conheça seu comportamento

Após você identificar seu público, pesquise do que ele gosta e as ações que costumam realizar:

  • Quais dispositivos ele usa mais para acessar o Facebook?
  • Quais tipos de conteúdo consome?
  • Em quais tópicos e tendências está interessado?
  • Quais marcas e influenciadores segue?

Você pode usar guias na ferramenta Audience Insights para encontrar esses dados ou pesquisar fontes existentes que publicam pesquisas de mercado sobre organizações sem fins lucrativos e tendências demográficas.

Se você não encontrar pesquisas úteis, poderá conduzir os próprios estudos. Você pode entrevistar sua equipe, os beneficiários e os voluntários ou criar um grupo focal. O objetivo da pesquisa é conhecer quais tipos de pessoas estão interessadas na sua causa e por quê, para que você possa adaptar a mensagem.

Após realizar a pesquisa, você poderá criar um perfil mais detalhado dos apoiadores ou uma ‘persona’ do tipo de pessoa que você quer atrair para sua causa ou campanha. Muitas organizações atribuem um nome e uma foto à persona (ou personas).

Crie conteúdo com que as pessoas se identifiquem diretamente

Crie publicações que dialoguem com os interesses, os hábitos e os desejos do público selecionado. Sua pesquisa e personas poderão ser úteis para isso. Acesse a seção Como chamar a atenção das pessoas para saber mais sobre como criar conteúdo que dialogue com o público.

Monitore e evolua

O público que você deseja alcançar poderá mudar à medida que você descobrir quem interage com seu conteúdo. De vez em quando, analise as informações da publicação para ver como os públicos-alvo estão reagindo.

Use recursos de otimização de públicos

O Facebook tem ferramentas integradas que ajudam a controlar quem vê uma publicação. É possível acessar esses recursos clicando no ícone de alvo abaixo do campo de texto no qual você está criando uma publicação. Se sua Página tiver menos de 5 mil seguidores, você precisará ativar esse recurso nas Configurações da Página.

Com o Público Preferido, você escolhe quem deseja alcançar no Feed de Notícias para cada publicação. Você seleciona interesses relevantes, e as pessoas que compartilham deles estão mais propensas a ver a publicação. Isso não impedirá as pessoas de fora do público de ver as publicações.

As Restrições de Público permitem que você limite quem pode ver a publicação. Somente as pessoas no público escolhido podem ver as publicações em qualquer lugar no Facebook. Com essa ferramenta, você seleciona um público com base na idade, no gênero, na localização ou no idioma.

OBSERVAÇÃO: atualmente, o Público Preferido e as Restrições de Público estão disponíveis só para Páginas em inglês. Para Páginas em outros idiomas, oferecemos o Direcionamento do Feed de Notícias, que controla quem vê uma história no Feed de Notícias, mas não na linha do tempo da Página.

As informações do Público Preferido dá a você mais informações sobre como o público está reagindo a uma publicação com as configurações do Público Preferido. As informações do público mostram como cada interesse que você selecionou está contribuindo para o alcance, as curtidas, os cliques e os compartilhamentos da publicação.

Use anúncios direcionados

Os anúncios do Facebook são posicionamentos pagos de conteúdo no Facebook. Os anúncios podem ser veiculados diretamente no Feed de Notícias ou na coluna da direita. Os anúncios dão a você opções de direcionamento mais específicas e, com eles, você alcança públicos além dos seguidores atuais da sua Página.

Os anúncios são particularmente úteis para alcançar novas pessoas no Facebook ou transmitir sua mensagem a públicos específicos. Use os anúncios para:

  • Encontrar novos apoiadores alcançando pessoas de fora da sua comunidade atual.
  •  Entrar em contato com pessoas semelhantes a seus apoiadores atuais.
  • Fazer com que mais pessoas vejam uma publicação importante.
  • Enviar chamadas para ação a pessoas de um grupo demográfico, faixa de interesses ou com comportamentos específicos.
  • Promover comportamentos específicos, como visitas ao site ou cadastros em uma lista de emails.

Acesse socialgood.fb.com/nonprofitsfbcom para ver mais ideias de como incentivar os apoiadores.