Dez dicas para ampliar sua comunidade do Facebook

Noções básicas

Criar uma Página do Facebook é o primeiro passo para criar uma comunidade de peso no Facebook. O que fazer em seguida? Obter seguidores e aumentar o envolvimento com as publicações. Veja algumas melhores práticas para ampliar a base de seguidores da Página.

Como abordar o crescimento da Página

A qualidade dos seguidores é tão importante quanto a quantidade. Se as pessoas que você atrai não apoiam sua missão de forma expressiva, a organização acabará não se beneficiando desses seguidores. Quando você atrai pessoas com verdadeiro interesse em seu trabalho e cria mensagens relevantes, elas interagirão com o conteúdo e apoiarão a missão.

Sua Página do Facebook é uma ferramenta para:

  • Conectar novas pessoas à sua organização.
  • Comunicar-se para fortalecer os relacionamentos atuais.
  • Dar aos apoiadores formas de realizar ações em nome da sua organização.

Criar uma comunidade bem-sucedida no Facebook é o mesmo que criar qualquer outro tipo de comunidade. A forma com que você se comunica com os seguidores e os recruta no Facebook deve ser estar em sincronia com os objetivos e a mensagem da sua causa ou organização.

Dicas para ampliar sua comunidade do Facebook
1: use as ferramentas de convite do Facebook

A ferramenta de convite da Página: qualquer pessoa pode usar a ferramenta de convite da Página para convidar os próprios amigos do Facebook para curtir a Página.

Convide as pessoas que reagiram a uma publicação para curtir sua Página: após você fazer uma publicação, e as pessoas começarem a reagir a ela, clique no número de reações na publicação para ver uma lista das pessoas que reagiram. Se alguém ainda não tiver curtido sua Página, você verá o botão Convidar ao lado do nome da pessoa. Clique nele para enviar um convite para curtir a Página a ela.

2: conecte-se com os contatos do email

Com o recurso Sugerir Página, é possível importar os contatos do email da sua organização e enviar a eles um convite por email para curtir a Página. As informações de contato das pessoas serão mantidas em sigilo e segurança. Para carregar a lista de contatos, clique no menu Mais […] e selecione Sugerir Página. Selecione o serviço de email que você usa e verá instruções para importar os contatos e enviar a eles convites para curtir a Página.

3: publique regularmente

Uma das melhores formas de expandir o público é publicar conteúdo envolvente regularmente. Quando as pessoas se identificarem com as publicações, elas curtirão a Página para ver mais. Experimente criar um calendário de conteúdo com temas diários, como inspiração, notícias, estatísticas do programa, destaques da equipe, atualizações de problemas, recursos para parceiros, saudações especiais, impacto das doações e outros. Nas ferramentas de publicação da Página, você pode criar rascunhos e programar publicações para uma data posterior. Criar um calendário com temas e usar as ferramentas de publicação podem ajudar você a seguir um cronograma regular de publicação.

4: coopere com Páginas com um público semelhante

Encontre outras organizações e empresas que compartilhem das mesmas paixões da sua organização e verifique se elas gostariam de compartilhar suas publicações e, em troca, você compartilharia as delas. Considere as Páginas que você gostaria que compartilhassem seu conteúdo e cujo conteúdo você quer compartilhar. Entre em contato com essas Páginas por mensagem privada ou email.

5: crie atividades fotogênicas em eventos

Se você estiver organizando um evento ou participará de um, considere criar uma forma de estimular os participantes a tirar selfies que eles gostariam de compartilhar. Lembre os participantes de publicar as fotos no Facebook e marcar sua Página. Tire fotos no evento e avise os participantes que você as publicará na Página. Será possível marcar as pessoas nas fotos se elas já tiverem curtido a Página. Envie um email de acompanhamento para os participantes com uma recapitulação do evento e um link para o álbum de fotos do Facebook.

6: promova a Página em outros canais digitais

Avise as pessoas que você tem uma Página no Facebook por meio de outros canais de comunicação: seu site, blog, assinatura do email ou outras contas de redes sociais. Não esqueça de falar o que as pessoas ganharão se tornando seguidores. Mais pessoas curtirão a Página se tiverem um bom motivo para fazer isso. Por exemplo, os doadores poderão ficar mais motivados a curtir a Página se você disser a eles que essa é uma boa maneira de obter atualizações sobre o impacto das doações. Obtenha o código para adicionar um botão Curtir ou Compartilhar ao seu site ou blog aqui: https://developers.facebook.com/docs/plugins/page-plugin.

7: use anúncios para alcançar pessoas fora da sua rede atual

No Facebook, você pode impulsionar uma publicação ou enviar anúncios para as pessoas com base em mais de 100 características diferentes, como idade, gênero, localização, interesses e comportamentos. Os anúncios ajudam você a alcançar novas pessoas que talvez não consiga encontrar usando outros métodos. Nossos recursos de direcionamento permitem dirigir as publicações às pessoas mais propensas a ter interesse pela sua organização e, ainda, experimentar fazer publicações direcionadas para novas comunidades e apoiadores em potencial.

É possível executar testes pequenos e rápidos para ver qual tipo de anúncio poderá ter o melhor custo-benefício antes de criar campanhas maiores. Para começar, acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook para percorrer as etapas de criação de um anúncio.

8: convide colaboradores ou faça entrevistas

Escrever um artigo, fazer uma sessão de perguntas e respostas ou do Facebook Live com alguém que tem uma base de seguidores significativa são oportunidades de alcançar o público dele. Encontre uma pessoa com um público semelhante ao seu público-alvo. Peça a ela para recompartilhar a publicação com os seguidores. Talvez um membro do conselho possa escrever uma publicação de blog sobre por que ele colabora com a organização, um voluntário poderia contar uma história sobre a experiência com ela ou um membro da equipe poderia descrever inovações do programa.

9: interaja com as Páginas das outras organizações

Siga as Páginas das outras organizações sem fins lucrativos, empresas e instituições que fazem um trabalho semelhante ou trabalham nas mesmas comunidades que a sua organização. Se você curtir e comentar as publicações de outra Página e fizer perguntas nelas, criará uma oportunidade para os seguidores dessa Página verem a sua. É importante ser ponderado e autêntico ao fazer isso para as pessoas não acharem que você está fazendo autopromoção.

Não deixe de curtir e comentar como sua Página, e não com seu perfil pessoal. Selecione essa opção no canto superior direito dos comentários na publicação.

10: crie um grupo ou participe de um

As publicações nos grupos do Facebook podem alcançar um maior número de pessoas do que as publicações da Página. Nos grupos, você interage com outras pessoas pelo seu perfil pessoal, e não como sua Página. Porém, você pode fazer perguntas, colaborar e compartilhar experiências com outros membros, ao mesmo tempo em que menciona sua Página. É possível criar um grupo só para sua causa ou você pode criar grupos genéricos com base em interesse ou localização.

Acesse outras seções de socialgood.fb.com/nonprofitsfbcom para obter mais ideias sobre como usar sua Página do Facebook para apoiar a missão da organização.