Guia de como organizações sem fins lucrativos podem trabalhar em parceria com influenciadores

Trabalhar em parceria com um influenciador pode ser uma ferramenta valiosa para sua organização. Conectando-se à rede estabelecida de um influenciador, você pode expandir seu público, gerar reconhecimento para uma campanha específica e mobilizar novos apoiadores para executar sua missão.

Motivos para trabalhar em parceria com um influenciador
  • Dê um rosto a seu nome – as pessoas gostam de se conectar com pessoas. Ter um influenciador envolvido torna sua organização mais acessível. Lembre-se de que os influenciadores não precisam ser grandes celebridades. Considere trabalhar em parceria com qualquer pessoa que tenha uma personalidade forte e que possa promover a missão da sua organização.
  • Amplie seu público – independentemente do número de seguidores, os influenciadores têm a atenção das pessoas. Se sua campanha precisar ser divulgada, um influenciador poderá ser uma boa forma de alcançar públicos novos e maiores.
  • Conecte-se a um público específico – os influenciadores tendem a ser populares entre grupos demográficos específicos. Caso queira se conectar a uma comunidade específica, identifique os influenciadores para esse público. Por exemplo, um blogueiro de moda para adolescentes pode ajudar você a se conectar com um público mais jovem, enquanto um âncora de um jornal local pode ajudar você a se conectar com pessoas de uma faixa etária mais elevada em determinada cidade.
  • Os influenciadores querem trabalhar com as organizações – muitos influenciadores já apoiam temas específicos. Transforme esses apoiadores influentes em defensores da sua organização.
Como identificar os influenciadores certos
  • Analise quem são seus apoiadores – comece analisando sua base de doadores já existente. Quem são os maiores doadores? É provável que as pessoas que fizeram as maiores doações para sua organização estejam dispostas a promovê-la ou a conectar você com alguém influente da rede delas.
  • Use o LookToTheStars.org – o LooktoTheStars.org cataloga o mundo das doações das celebridades. Encontre as causas apoiadas por suas celebridades favoritas ou faça uma pesquisa por causa para descobrir quais celebridades já estão envolvidas em sua área de atuação.
  • Pesquise – uma simples pesquisa na internet pode ser extremamente valiosa se você estiver em busca de um influenciador que atenda a critérios específicos. Por exemplo, se você estiver em busca de celebridades que venceram a luta contra o câncer, comece fazendo uma pesquisa online.
  • Consulte as pessoas de seu mercado-alvo – identifique a comunidade que você deseja alcançar e pergunte aos membros dessa comunidade quem eles seguem no Facebook e no Instagram. Por exemplo, se você estiver tentando se conectar com adolescentes, pergunte quem são as celebridades preferidas deles no Facebook e no Instagram.
  • Comece pequeno e cresça – após identificar alguns influenciadores ligados a seu público-alvo, você também poderá descobrir de quem eles são amigos. É provável que eles tenham interesses em comum. Use suas conexões existentes para criar novas conexões.
  • Use ferramentas – existem muitas ferramentas disponíveis para ajudar você a identificar os influenciadores. Algumas delas são: Cision, MuckRack, Traackr, Who Represents, Celebrity Intelligence e IMDB Pro.
  • Avalie o alcance – o influenciador que você deseja ter como parceiro tem o alcance necessário para criar o impacto desejado? Os números específicos podem variar, mas para embasar sua decisão, estabeleça um nível de envolvimento esperado para um influenciador (por exemplo, pelo menos 20 mil seguidores no Instagram).
  • Veja se os seguidores deles são altamente envolvidos – ter muitos seguidores não é o bastante. Uma pessoa com 20 mil seguidores e apenas 100 curtidas a cada publicação é um indicativo de que os seguidores não estão envolvidos e provavelmente não seguirão as recomendações dela. Procure influenciadores que tenham pelo menos de 3% a 6% de taxa de envolvimento no Instagram ou de 1% a 2% no Facebook.
Como abordar os influenciadores
  • Lembre-se de que são pessoas reais – seja direto e conciso ao fazer sua solicitação. Fale com eles como você gostaria que eles falassem com você. Se possível, peça a alguém da sua rede para apresentá-los de forma amigável.
  • Encontre o agente publicitário do influenciador – a maioria dos famosos, mesmo a nível local, tem um agente. Em geral, o agente é responsável pelo (ou ao menos tem conhecimento sobre) envolvimento filantrópico da celebridade. Eles também têm interesse em melhorar a reputação do influenciador como um defensor de boas causas.
  • Entre em contato com influenciadores no Facebook e no Instagram – a maioria dos influenciadores responde a mensagens no Facebook e no Instagram. Você também pode verificar se eles disponibilizam informações de contato nos respectivos perfis. Se uma celebridade tiver uma marca de seleção azul ao lado do próprio nome, significa que a conta é oficial e autêntica.
  • Caso decida fazer contato, seja conciso, criativo e convincente – ao entrar em contato com uma pessoa com a qual você não tem um vínculo pessoal, tente ser criativo, conciso e convincente. Não envie um email de mil palavras nem tente explicar todas as nuances da sua organização. Apresente o problema, explique por que a celebridade é a pessoa ideal para ajudar e faça um pedido simples. Considere compartilhar sua história pessoal para mostrar por que essa causa é importante para você.
Melhores práticas para parcerias com influenciadores
  • Informe seus influenciadores – essa pessoa será um porta-voz da sua organização. Verifique se ela se sente à vontade para responder a perguntas sobre o trabalho que você desenvolve e, se possível, permita que ela participe dos trabalhos na prática. Dar a ela os pontos importantes a serem divulgados é fundamental.
  • Não seja transacional – assim como não é interessante fazer um novo amigo e começar a relação pedindo um favor, permita que os influenciadores conheçam e confiem em você para pedir que eles falem em nome da sua organização.
  • Alinhe suas metas – quando você estiver se conectando a um influenciador, seja diretamente ou por meio da equipe dele, ouça com atenção para entender o que eles pretendem conquistar. Se vocês conseguirem alinhar os objetivos, poderão criar um relacionamento significativo a longo prazo.
  • Comece com passos pequenos e simples – seja realista em relação a seu pedido inicial, em seguida, passe para pedidos maiores quando a celebridade já estiver mais à vontade para trabalhar com você. Não inicie a conversa pedindo uma grande doação. Um bom começo pode ser compartilhar uma das suas publicações no Facebook.
  • Não seja controlador – forneça modelos e exemplos, mas dê ao influenciador liberdade de criação. Ele conhece o próprio público melhor do que você e sabe como criar um conteúdo que tenha uma boa repercussão entre a comunidade.
  • Ative seus influenciadores em sincronia – crie um efeito de som surround durante as principais campanhas, fazendo com que vários influenciadores e apoiadores publiquem ao mesmo tempo.
  • Agradeça – lembre-se sempre de agradecer. Se possível, informe aos influenciadores o impacto quantificável do apoio deles. Uma boa ideia é também dar a eles algum brinde interessante que possam usar. Nunca se sabe onde eles irão usá-lo. Por exemplo, Emma Stone usou um broche da Planned Parenthood no Oscar.
  • Prepare-se para gerenciar o impacto causado por eles – é importante considerar o impacto que um influenciador pode causar, e se você está preparado para isso. Você dará conta do aumento no número de acessos ao site, de vendas de produtos ou de ligações para o escritório?
  • Monitore o desempenho– se seu objetivo for gerar ações específicas, verifique se você terá como rastreá-las. Isso ajudará a saber se seus esforços valeram a pena e se o público e a mensagem dessa pessoa conectam as pessoas a sua organização de forma impactante.
Ideias criativas
  • Entreviste seu fundador ou CEO no Facebook Live – peça ao influenciador para ir ao escritório e entrevistar a liderança sênior da sua organização. A nova perspectiva trazida por ele pode ajudar a traduzir para o público o trabalho que você está realizando. Lembre-se de incorporar perguntas de fãs para tornar a experiência interativa.
  • Faça uma transmissão ao vivo para interagir com os apoiadores – inspire os influenciadores a aumentar o envolvimento pedindo a eles que façam uma pergunta, iniciem uma conversa, marquem um amigo ou respondam a comentários durante determinado período.
  • Fazer um takeover no Instagram Stories: convide um influenciador para fazer um takeover da sua conta do Instagram por um dia, compartilhando o que ele pensa sobre sua organização. Os stories do Instagram são um bom formato para isso. Para trabalhar em parceria sem precisar compartilhar sua senha, peça ao convidado para enviar as fotos e os vídeos que ele quiser compartilhar. Esse tipo de conteúdo é especialmente envolvente quando o influenciador consegue levar os fãs a lugares aos quais eles geralmente não têm acesso.
    • As contas verificadas do Instagram também podem adicionar links nos stories, para transformar a atenção em ação.
    • Saiba mais sobre o Instagram Stories.
  • Compartilhem mutuamente as publicações – se um influenciador fizer uma publicação sobre sua organização na Página do Facebook ou no Instagram dele, compartilhe essa publicação em sua Página. Faça com que a parceria seja de promoção mútua. Compartilhar essa pessoa com sua comunidade é um incentivo para que ela continue apoiando sua organização.
  • Convide-os a se voluntariar – os influenciadores ficarão entusiasmados com a possibilidade de contribuir ativamente. Essa também é uma oportunidade para fazer excelentes fotos e vídeos para suas contas do Facebook e do Instagram.

Para mais ideias sobre como usar sua Página do Facebook para conectar pessoas a sua causa, Acesse socialgood.fb.com ou siga a nossa Página para organizações sem fins lucrativos no Facebook.

SE ALGUM REQUISITO LEGAL SE APLICAR PARA QUE SEUS INFLUENCIADORES SOLICITEM DOAÇÕES EM SEU NOME, VOCÊ E SEUS INFLUENCIADORES SERÃO RESPONSÁVEIS PELA CONFORMIDADE COM O MESMO. O FACEBOOK NÃO SE RESPONSABILIZA POR TAIS REQUISITOS.