Doações ao vivo

Live com botão Doar

Conecte-se diretamente com as pessoas que se importam.

O Facebook Live com o botão Doar permite que pessoas, figuras públicas e Páginas verificadas arrecadem fundos para uma causa por meio de um stream de vídeo ao vivo.

Recursos

Live API

A Live API é ideal para eventos maiores. Você poderá fazer vídeos com várias câmeras e fontes programáticas, como jogos ou screencasts.

Saiba mais

Transmissão ao vivo programada

Ativar uma transmissão ao vivo programada no Facebook notifica seu público de que a Página verificada planeja realizar uma transmissão ao vivo no Facebook em uma determinada data, permitindo que os apoiadores assinem para receber uma notificação.

Saiba mais

Salvar gravação

Depois de finalizado, o vídeo ao vivo será publicado na totalidade em sua Página do Facebook, permitindo que os anunciantes o descubram posteriormente.

Seus apoiadores poderão receber notificações sempre que você fizer uma transmissão ao vivo e saber a hora certa de sintonizar na transmissão. Com ferramentas de criação, como os filtros, temas e efeitos, fica fácil se expressar de formas que inspiram o público, tornando a transmissão ainda mais divertida.

Guia prático

  1. Em sua Página do Facebook no dispositivo móvel, selecione Publicar e Vídeo ao vivo
  2. Toque no campo de descrição e no rosto sorridente
  3. No menu “Adicionar atividade”, role a tela para baixo até Apoiando… (mão aberta com um coração)
  4. Selecione a organização sem fins lucrativos para a qual você deseja arrecadar fundos
  5. Escreva uma descrição para o vídeo ao vivo
  6. Toque em Iniciar vídeo ao vivo

Quando fizer uma transmissão ao vivo, o botão Doar ficará visível na parte inferior do vídeo ao vivo. Isso permitirá que os espectadores doem diretamente no vídeo durante a transmissão ou depois que você publicá-lo em sua Página. As pessoas também poderão ver o valor arrecadado.

  1. Em um desktop, crie uma campanha de arrecadação de fundos
  2. Em um dispositivo móvel, acesse sua Página e toque para criar uma publicação
  3. Toque em Fazer uma transmissão ao vivo
  4. Toque em “
  5. Toque em Adicionar um botão Doar.
  6. Selecione a campanha de arrecadação de fundos que você criou
  7. Toque em Iniciar vídeo ao vivo

Quando fizer uma transmissão ao vivo, o botão Doar ficará visível na parte inferior do vídeo ao vivo. Isso permitirá que os espectadores doem diretamente no vídeo durante a transmissão ou depois que você publicá-lo em sua Página. As pessoas também poderão ver o valor arrecadado.

Melhores práticas recomendadas

Prepare seu conteúdo para informar e inspirar. Conte a história da sua organização e explique a importância da causa.

Revele uma experiência especial. Mostre os bastidores da sua organização ou de um evento, crie um carrossel com convidados especiais, incentive os espectadores a ficar sintonizados ou revele algo novo para o público.

Explore os influenciadores. Se for possível envolver uma figura pública ou um influenciador online em seu esforço, isso poderá ter um enorme impacto nos resultados.

Compartilhe e programe o vídeo ao vivo. Peça que outras pessoas compartilhem o vídeo ao vivo para ajudar você a gerar dinamismo. Além disso, edite o vídeo antes do lançamento para aumentar o reconhecimento e o número de possíveis espectadores. Todas as Páginas verificadas no Facebook podem ativar uma transmissão ao vivo programada. Ativar um vídeo ao vivo programado no Facebook notifica o público de que a Página verificada planeja fazer uma transmissão ao vivo no Facebook em uma determinada data, permitindo que os apoiadores assinem para receber uma notificação no aplicativo do Facebook quando a organização iniciar a transmissão ao vivo. Ativar uma transmissão ao vivo programada com o botão Doar poderá ajudar você a criar expectativa para o vídeo ao vivo, e os apoiadores poderão começar a doar mesmo antes de o vídeo ao vivo começar.

Interaja com o público. Incentive as pessoas a contribuir, comentar e compartilhar o vídeo ao vivo. Envolva os espectadores agradecendo e chamando-os pelo nome.

Faça uma transmissão ao vivo por algum tempo. Quanto mais tempo você transmitir ao vivo, maior o potencial de envolvimento e a oportunidade de receber doações.

Ofereça-se para dobrar as doações. Informe aos apoiadores quando você alcançar uma meta de arrecadação, peça mais doações e incentive oportunidades de dobrar o valor das doações.

Mostre a localização do botão Doar. Esta é uma nova experiência para o espectador; por isso, é importante mostrar explicitamente a localização do botão Doar durante o vídeo ao vivo. Por exemplo, diga algo como: “Você pode apoiar essa causa clicando no botão Doar no canto direito deste vídeo ao vivo!”.

Maximize as ativações online e offline. Envolva uma comunidade virtual de doadores em eventos presenciais. Se você fizer uma transmissão ao vivo no Facebook em um evento acessível para os apoiadores, incentive-os a aparecer pessoalmente e levar os amigos.

Apresente uma chamada para ação convincente. Compartilhar com as pessoas um marco a ser conquistado ajuda a mobilizá-las em relação a uma meta financeira em comum.

Apresente o impacto. Feche o ciclo e continue a envolver os fãs online para que a empolgação com o evento de arrecadação de fundos continue a mantê-los envolvidos. Apresente e comemore o impacto que as doações tiveram sobre o avanço na missão da organização sem fins lucrativos.

Agradeça. Agradeça aos apoiadores que visualizaram o vídeo ao vivo e doaram, e compartilhe as próximas etapas.

Compartilhe sua transmissão ao vivo em outros canais.

Aproveite o interesse das pessoas por conteúdo centrado no momento.

Mostre os bastidores dos programas para ver o impacto gerado em tempo real.

Peça a um membro da equipe para registrar o progresso do trabalho e responda às perguntas.

Amplie o alcance dos eventos transmitindo-os para os seguidores da sua Página.

Peça aos apoiadores para adicionar um botão Doar ou uma campanha de arrecadação de fundos aos respectivos vídeos ao vivo para arrecadar fundos para sua organização sem fins lucrativos durante a transmissão.

Peça que celebridades e influenciadores da sua comunidade façam transmissões ao vivo em seu nome para alcançar novos públicos.

Requisitos e qualificação

  • É necessário ter uma Página verificada do Facebook (com um selo azul ou cinza)
  • O transmissor do vídeo ao vivo deve ser administrador da Página do Facebook
  • É necessário ter a última versão do Facebook, do Mentions ou do aplicativo Gerenciador de Páginas para iniciar a transmissão ao vivo