Doações de Sangue

Doações de Sangue

Ajudando mais pessoas a conseguir doações de sangue.

Os recursos de doações de sangue do Facebook permitem que as pessoas se cadastrem para receber notificações quando os bancos de sangue precisam de ajuda. Sua organização pode se cadastrar para criar solicitações e eventos que alcancem mais doadores de sangue nas imediações.

Mais de 35 milhões* de pessoas já se cadastraram como doadoras de sangue no Facebook.

*Fonte: Facebook, janeiro de 2019, número de doadores cadastrados nas Doações de Sangue do Facebook.

Como esse recurso ajuda os bancos de sangue

Em muitos países, não há doadores de sangue em número suficiente para ajudar as pessoas. As pessoas e os bancos de sangue costumam recorrer ao Facebook quando precisam de doações de sangue. Nossa pesquisa sugere que as pessoas doariam sangue com mais frequência se tivessem acesso a melhores informações e ferramentas. Criamos o recurso de Doações de Sangue no Facebook porque esperamos aumentar o número de doadores de sangue facilitando o contato com essas pessoas.

Ajudando a aumentar as doações de sangue

Desde 2017, o Facebook tem feito parcerias com hemocentros de todo o mundo para ajudar a aumentar o número de doadores. Incentivando a doação de sangue como um estilo de vida, todos podemos garantir a existência de um fornecimento de sangue prontamente disponível.

Como funciona

As pessoas se cadastram como doadoras de sangue

As organizações criam solicitações ou eventos de doação de sangue

O Facebook notifica os doadores de sangue nas imediações

Eles vão para os bancos de sangue e comparecem aos eventos de doação

Como entrar em contato com os doadores

Solicite doações de tipos sanguíneos específicos

O estoque de um tipo específico de sangue está baixo?

Solicite: o Facebook pode notificar os doadores nas imediações de que você quer doações de um tipo sanguíneo ou de plaquetas específico.

Compartilhe: solicitar doações de sangue no Facebook ajuda os doadores a saber que podem fazer a diferença, ainda que não seja para um indivíduo ou uma causa específica.

Crie um evento de doação de sangue

As campanhas de doação de sangue são uma ótima forma de incentivar as pessoas a doar sangue de forma voluntária, sem hora marcada, no seu banco de sangue ou em outros locais de doação.

Lembre que não é necessário definir um tipo de sangue específico para um evento nem organizar um evento de grande porte.

Ajuda a indivíduos*

Em alguns países, indivíduos que precisam de sangue urgentemente podem usar o recurso Doações de Sangue do Facebook para procurar doadores nas imediações.

Em países com alta demanda, os bancos de sangue podem usar o recurso Doações de Sangue do Facebook e contribuir para o abastecimento de sangue sustentável, a fim de que os bancos possam ajudar as pessoas.

* No momento, não está disponível no Brasil nem nos Estados Unidos.

Depois de criar uma Página do Facebook e receber aprovação para solicitar doações de sangue, a organização poderá criar um evento de doação de sangue. Esses eventos notificam os doadores nas imediações para ajudar a aumentar a participação.

Como criar um evento de doação de sangue:
  1. No desktop, clique na guia Eventos nos favoritos à esquerda.
  2. Clique em “Criar um evento”.
  3. Adicione título, data, horário e uma breve descrição ao evento.
  4. Defina a localização do evento.
  5. Carregue uma foto da capa do evento (Idealmente 1920 x 1080 pixels ou superior com pouco ou nenhum texto).
  6. Clique em Publicar.
  7. Após você criar um evento, o Facebook permitirá transformá-lo em um evento de doação de sangue.
  8. Confirme a localização do evento. Use o mapa para indicar exatamente onde o evento será realizado.
  9. De acordo com a sua localização, o Facebook notificará os doadores de sangue compatíveis nessa área.
Alcance mais doadores

Organizações sem fins lucrativos, instituições de saúde e bancos de sangue podem usar o recurso Doações de Sangue para alcançar mais pessoas cadastradas como doadoras no Facebook.

Para usar esse recurso:

  1. Certifique-se de que a sua organização tem uma Página do Facebook e que você é o administrador dela.
  2. Envie um formulário de interesse para iniciar o processo de cadastro da organização. Um representante do Facebook entrará em contato com você.
  3. Configure um evento na sua Página do Facebook verificada com no mínimo duas semanas de antecedência.
    • O evento deve ser realizado em um local com a presença de uma equipe médica (por exemplo, hospital, banco de sangue etc.).
    • Inclua uma foto ou uma descrição.
  4. Para organizações registradas, o Facebook amplificará seu evento com notificações para doadores nas imediações.

Melhores práticas

Cadastre-se para participar das Doações de Sangue no Facebook

O Facebook ajuda os bancos de sangue e os hospitais a manter um estoque de sangue estável e a entrar em contato com os doadores. A nossa plataforma facilita o contato com os doadores de sangue através de várias iniciativas, como organizar campanhas de doação de sangue no local, reabastecer tipos sanguíneos em falta ou dar suporte às pessoas.

Cadastre mais doadores de sangue no Facebook

Use o texto abaixo no seu material promocional para convidar os doadores novos e os existentes a se cadastrar como doadores no Facebook. “Agora ficou muito mais fácil doar sangue e salvar pessoas. Você pode ajudar se cadastrando como doador de sangue no Facebook em facebook.com/donateblood. Após o cadastro, você receberá uma notificação quando houver eventos de doação de sangue ou pessoas precisando de doações nas imediações.”

Qualificação e uso

No momento, a ferramenta Doações de Sangue está disponível apenas para parceiros da lista de liberação na Índia, no Brasil e nos Estados Unidos. A Página deve ter aprovação para solicitar doações de sangue. Se a Página ainda não foi aprovada, envie um formulário de interesse.