Prevenção contra o suicídio

Prevenção contra o suicídio

Recursos para pessoas que têm pensamentos suicidas e para pessoas que se preocupam com elas.

Cerca de um milhão de pessoas ou mais morrem por suicídio todos os anos. Os especialistas afirmam que uma das melhores maneiras de ajudar a evitar suicídios é fazer com que a pessoa em dificuldade esteja em contato com as pessoas que se preocupam com ela. O Facebook está posicionado de forma única, fornecendo às pessoas que expressaram pensamentos suicidas diversas opções de apoio, como entrar em contato com um amigo, ligar para uma linha de apoio ou ver dicas. Também estamos empenhados em criar tecnologias sofisticadas, como o aprendizado de máquina, para oferecer ajuda oportuna a quem precisa.

“Quando fiz a publicação no Facebook, não esperava o grande número de respostas que recebi dos amigos. Eu li cada uma delas, e todas me tocaram profundamente. Todos os comentários ajudaram muito… algumas pessoas disseram o que eu queria ouvir, outras o que eu precisava ouvir, mas todos ajudaram.”

– Sheila S.

Recursos para pessoas que têm pensamentos suicidas e para pessoas que se preocupam com elas.

Criamos a experiência para prevenção contra o suicídio e a automutilação em colaboração com especialistas da área. A segurança dos usuários do Facebook é muito importante.

Temos equipes trabalhando sete dias por semana em todo o mundo, analisando denúncias e priorizando as mais sérias, como suicídio. Fornecemos diversas opções de apoio às pessoas que expressaram pensamentos suicidas ou de autoagressão. Por exemplo, pedimos que as pessoas entrem em contato com um amigo e oferecemos inclusive texto preenchido automaticamente para que a conversa seja iniciada mais facilmente. Também sugerirmos que liguem para uma linha de apoio e oferecemos outras dicas e recursos para que as pessoas possam se ajudar no momento. Nos casos em que acreditamos haver um perigo iminente de dano sério, entramos em contato com pessoas treinadas para conduzir verificações de bem-estar, se necessário.

No ano passado, começamos a usar o aprendizado de máquina para expandir nossa capacidade de oferecer ajuda oportuna a pessoas que precisam. Essa ferramenta usa sinais para identificar publicações que sugerem que alguém possa estar em risco, como frases em publicações e comentários preocupados de amigos e familiares. Além disso, ela ajuda a responder a denúncias mais rapidamente e melhora nossa forma de identificar os serviços de urgência apropriados. Saiba mais sobre como a inteligência artificial do Facebook ajuda na prevenção contra o suicídio.

Como funciona

Se você vir algo preocupante em nossa plataforma e acreditar que alguém está em perigo iminente, ligue imediatamente para os serviços locais de emergência.

Denunciar: caso acredite que um amigo ou familiar possa causar autoagressão ou tenha pensamentos suicidas, denuncie o conteúdo para o Facebook

  • Para denunciar, clique no canto superior direito da publicação, escolha a opção que melhor descreve o problema e, em seguida, siga as instruções na tela. Saiba mais sobre como denunciar outros tipos de conteúdo.
  • Se denunciou algo, você tem a opção de verificar o status da denúncia na Caixa de Entrada de Suporte. Apenas você pode ver sua Caixa de Entrada de Suporte. Quando localizamos a pessoa responsável, não incluímos qualquer informação sobre a pessoa que fez a denúncia.
  • Na próxima vez que um amigo ou familiar entrar, ele verá o fluxo de prevenção contra o suicídio, incentivando-o a se conectar com um especialista em saúde mental.

Suporte: pode ser muito difícil saber o que falar para alguém que diz estar pensando em suicídio, ou que parece estar pensando nisso e não diz diretamente. Trabalhamos com especialistas em prevenção contra o suicídio para ajudar você a entender algumas das melhores formas de oferecer apoio a uma pessoa com pensamentos suicidas.

Suporte adicional

Se você vir algo preocupante em nossa plataforma e acreditar que alguém está em perigo iminente, ligue imediatamente para os serviços locais de emergência.

Prevenção contra o suicídio do Facebook
Bem-estar online do Facebook
Segurança@Facebook
Ajude um amigo em necessidade, desenvolvido com as fundações JED e Clinton