Acionar apoiadores

Acionar apoiadores

Transforme uma mensagem online em um movimento popular.

Saiba como motivar os seguidores a promover ativamente sua causa. As pessoas podem contribuir de diversas formas, seja divulgando, participando de eventos ou se voluntariando.

Capacite outras pessoas para que compartilhem sua mensagem. Seja objetivo sobre o que você defende e sobre como as pessoas podem ajudar a divulgar a causa.

Defina as ações a ser realizadas

Mobilizar as pessoas online pode ser altamente eficaz se você precisar que muita gente apoie uma causa, como demonstrar a demanda da opinião pública por uma mudança na legislação ou a aceitação cultural de um grupo marginalizado. Oferecer à comunidade do Facebook ações concretas que possam ser realizadas online também ajuda a atrair novas pessoas e oferece maneiras fáceis e rápidas aos apoiadores para divulgar a mensagem. Peça que as pessoas realizem ações online como:

  • Compartilhar uma publicação, uma foto, um vídeo, um artigo ou um infográfico da sua Página
  • Alterar a própria foto do perfil
  • Assinar um compromisso
  • Marcar, enviar um email ou assinar uma carta para encorajar ou agradecer a uma figura pública
  • Comprar uma camiseta ou um brinde
  • Publicar algo sobre sua causa para informar aos amigos
  • Compartilhar uma história pessoal relacionada à causa.

Às vezes, as pessoas estão prontas para agir de imediato. Outras vezes, os seguidores da sua Página podem querer saber mais sobre o assunto antes de participar. Experimente diferentes abordagens e níveis de pedidos para ver o que funciona melhor para sua comunidade.

Crie sua chamada para ação

Inspirar as pessoas a realizar uma ação não se trata apenas de uma questão de pedir que elas façam algo, mas também de como pedir. A apresentação de uma chamada para ação é importante, e alguns aspectos devem ser considerados ao criar uma no Facebook.

  1. Peça às pessoas certas. Aprimore suas mensagens e torne-as relevantes para pessoas particularmente interessadas nos problemas que você está tentando resolver. Saiba mais sobre quem você deseja alcançar e como alcançar seu público-alvo.
  2. Defina o problema. Apresente um problema objetivo de forma comovente. Descrever o problema de forma que faça com que as pessoas se sintam tocadas vai inspirá-las naturalmente a buscar uma solução. Um problema definido de forma clara ajuda a justificar como o apoio de uma pessoa pode fazer a diferença.
  3. Ofereça uma ação específica. Apresente às pessoas uma ação que elas podem realizar em resposta ao que elas sentem em relação ao problema. Seja objetivo e deixe clara a ação que as pessoas devem realizar.
  4. Facilite a realização da ação. Permita que as pessoas realizem ações com facilidade. Quanto menos etapas, decisões ou cliques forem necessários, maior será a probabilidade de que as pessoas concluam a ação. Se você estiver direcionando as pessoas para um site ou uma plataforma de terceiros, envie-as diretamente para uma página onde elas possam realizar a ação. Repita sua chamada para ação de forma clara na parte superior da página para a qual as pessoas são direcionadas. Posicione os botões de ação ou os formulários junto à parte superior. Restrinja qualquer outro conteúdo ao mínimo possível e posicione-o abaixo da chamada para ação.

DICA: se sua missão for complexa, tente dividi-la em objetivos menores que possam ser relacionados a chamadas para ação individuais. Quanto mais específico você puder ser ao solicitar uma ação às pessoas, mais facilmente elas verão o impacto gerado pela própria participação.

Apresente uma necessidade clara

As pessoas realizam ações online quando acreditam que isso gera uma mudança na vida real. Faça solicitações de apoio que sejam ambiciosas, porém realistas. Descreva o tipo de mudança que você está buscando, como será possível alcançá-la e como as ações realizadas pelas pessoas poderão ajudar.

  • Use exemplos. Mostre o potencial de impacto fazendo referência a casos em que as ações de diversas pessoas geraram um resultado tangível. Por exemplo, uma petição encaminhada à Casa Branca que conseguiu mais de 100 mil assinaturas em 30 dias e recebeu uma resposta formal, ou US$ 100 milhões arrecadados para o combate à ELA graças a pessoas que criaram vídeos e desafiaram os amigos a participar.
  • Entenda de onde vem o público. Para você, pode parecer óbvio o motivo pelo qual as pessoas devem se importar com sua causa e fazer algo a respeito. No entanto, o público provavelmente não passa tanto tempo quanto você pesquisando sobre essa causa. Considere usar argumentos que sejam convincentes para o público de forma a alcançá-lo onde ele estiver.
  • Vá direto ao ponto. Não esconda o botão de chamada para ação. Apresente o contexto apropriado para que as pessoas entendam por que devem realizar uma ação, mas certifique-se de que a solicitação de ação seja importante.
Inspire as pessoas a compartilhar as próprias histórias

Muitas campanhas pedem que as pessoas compartilhem as próprias histórias e opiniões. As publicações de seus apoiadores são eficientes porque destacam o motivo pelo qual a causa é importante para eles. Elas também ajudam na divulgação para os amigos das pessoas e podem melhorar a reputação e aumentar o número de seguidores da sua organização. Incentive as pessoas a contribuir usando a própria mensagem para suas campanhas.

Dê exemplos. Compartilhe um exemplo autêntico do tipo de conteúdo que você deseja que as pessoas compartilhem. Pode ser um story, uma citação, uma foto ou um vídeo de alguém da sua equipe ou comunidade. Compartilhar exemplos com frequência pode inspirar outras pessoas a compartilhar também. Ao compartilhar exemplos, considere o que as pessoas tendem a compartilhar com os amigos no Facebook. Existe alguma hashtag ou logotipo que as pessoas possam usar para indicar que a publicação delas faz parte da sua campanha? Você pode fornecer instruções e um guia prático para facilitar o compartilhamento de fotos e vídeos de qualidade?

DICA: experimente pedir direta e indiretamente às pessoas que compartilhem histórias pessoais. Algumas comunidades respondem bem a solicitações diretas e outras respondem melhor a compartilhamentos orgânicos.

Encontre conteúdo que já foi criado pelas pessoas. Nem sempre as pessoas entrarão em contato com você quando se sentirem tocadas a compartilhar uma história relacionada a sua causa ou organização. Fique atento às histórias relevantes para seu trabalho. Estas são algumas maneiras de encontrá-las:

  • Pesquisa. Busque conteúdo usando a barra de pesquisa para pesquisar pelo nome da sua organização e por palavras-chave relevantes no Facebook e no Instagram.
  • Marcações. As pessoas podem marcar sua Página digitando um @ antes do nome dela e escolhendo a Página no menu suspenso. Acesse as Ferramentas Administrativas da Página e escolha Atividade, em Notificações, para analisar as publicações em que sua Página foi marcada.
  • Hashtags. Pesquise as hashtags associadas à sua causa para encontrar um conteúdo que seja relevante para sua organização, mesmo que ela não seja mencionada.
  • Comentários. Leia os comentários nas publicações da sua própria Página. Você pode iniciar uma conversa respondendo aos comentários e perguntando se alguém tem uma história que gostaria de compartilhar. Se você encontrar uma história, foto ou vídeo publicado por alguém, poderá se apresentar e apresentar a organização comentando na publicação ou enviando uma mensagem privada para essa pessoa. Pergunte se há alguma informação contextual adicional e peça permissão para compartilhar a história em sua Página. Se você publicar a história de outra pessoa, dê o crédito e agradeça, a menos que ela solicite o anonimato.

Reconheça as contribuições. Dar destaque e agradecer às pessoas pelas contribuições delas pode ser uma excelente maneira de reconhecer e incentivar o envolvimento. Você pode destacar histórias, fotos, vídeos e citações de apoiadores em sua Página e no site. Você também pode pensar em formas de reconhecimento extra para os apoiadores mais ativos. Por exemplo, considere mencioná-los em um evento público, fazer com que uma figura de destaque agradeça a eles no Facebook ou compartilhe a história deles em um comunicado de imprensa. Uma competição amigável também pode ser bem aceita por sua comunidade, e você pode recompensar os participantes mais ativos e criativos

Seguidores entusiasmados podem se tornar grandes defensores da causa graças ao trabalho realizado por sua organização. Encontre formas de inspirar as pessoas que se importam profundamente com sua causa e dê a elas oportunidades de atuar em seu nome, online e offline.

Ofereça oportunidades com frequência. Crie um padrão de oportunidades de voluntariado com o qual os apoiadores podem contar. Uma programação regular permite que as pessoas incorporem atividades à própria rotina com mais facilidade. Use os eventos no Facebook para criar um calendário de voluntariado diretamente em sua Página. Você também pode publicar uma convocação e pedir que os voluntários respondam nos comentários caso estejam disponíveis, o que ajuda a avaliar o interesse.

Mostre às pessoas o que elas devem esperar. Muitas pessoas consideram alguma causa importante, mas não sabem como ajudar. Mostre formas específicas de como elas podem apoiar sua organização, destacando o que você precisa e o que elas podem fazer. Informe as pessoas sobre os tipos de tarefas que você precisa que sejam realizadas e quanto tempo e esforço serão necessários; assim, elas poderão ter uma ideia de como seria realizar um trabalho voluntário para sua organização.

DICA: durante o planejamento, considere criar atividades voluntárias para duplas ou grupos. Dessa forma, as pessoas podem convidar os amigos, o que expande sua rede e faz com que mais pessoas se juntem à causa.

Envolva as pessoas localmente. O Facebook ajuda a informar as pessoas sobre atividades que ocorrerão perto delas. Se seu trabalho tiver um foco demográfico, pesquise palavras-chave no Facebook para encontrar outras pessoas, empresas e grupos em sua região que defendam a mesma causa que você. Por exemplo, você pode pesquisar por “água limpa em São Paulo” para encontrar comunidades engajadas na luta contra a poluição da água. Filtre os resultados da pesquisa por pessoas, Páginas, locais, grupos, eventos e muito mais, usando as guias na parte superior dos resultados da pesquisa, e entre em contato para solicitar apoio ou colaboração.

Envolva seus maiores apoiadores

Faça solicitações individuais. As pessoas têm mais chances de responder a solicitações pessoais do que a chamadas para ação gerais. Marque as pessoas que participaram das suas atividades anteriormente ou entre em contato com elas pelo Messenger, por email ou por telefone. Deixe claro que você está entrando em contato pessoalmente para convidá-las a se envolver.

Inicie um Programa Embaixador. Como forma de incentivar as pessoas a realizar ações adicionais para apoiar sua organização, considere criar um grupo com membros que receberão mensagens especiais, brindes e reconhecimento. Você também pode organizar eventos para que os embaixadores possam se conhecer e aprender uns com os outros.

Programe uma série de atividades. Crie oportunidades para que as pessoas se envolvam em diferentes níveis de complexidade e compromisso, de acordo com o interesse e a disponibilidade delas. Por exemplo, algumas atividades podem ser feitas em uma tarde ou em um fim de semana, como uma limpeza da comunidade. Outras podem levar vários meses, como uma campanha de arrecadação de fundos ou o treino para uma corrida. Oferecer mais opções permitirá que mais pessoas possam participar.

Forneça kits de ação. Convide os apoiadores para coordenar um evento em nome da sua organização. Para ajudar a gerenciar sua marca e reputação, forneça kits de ação que os apoiadores poderão usar para garantir que as atividades deles estejam alinhadas a sua metas. Inclua os itens necessários para a realização de uma atividade, como elementos visuais para camisetas, folhetos para impressão, cartazes promocionais, brindes e muito mais. Inclua instruções explicando como usar o kit de ação para causar um impacto.

Se o custo de produção e envio de itens físicos for uma preocupação, considere criar um kit de ação digital. Você pode usar um serviço de compartilhamento de arquivos para carregar recursos e compartilhar o link na Página ou no evento da sua organização.

Acompanhamento

Agradeça. Agradeça às pessoas individualmente por seu tempo e contribuições. Encoraje sua equipe de liderança a reservar um tempo para agradecer aos principais apoiadores com cartões escritos a mão, ligações telefônicas ou emails. Crie um elemento gráfico de agradecimento que você pode compartilhar em sua Página em reconhecimento a seus apoiadores.

Reconheça o trabalho das pessoas. Publique fotos e vídeos que destaquem todo o empenho dos apoiadores na Página da sua organização. Marque as pessoas quando possível e peça que as pessoas marquem outros amigos que participaram ou ajudaram. Se você tiver os recursos, crie vídeos relembrando seus eventos e lembre às pessoas sobre sua missão e como elas podem continuar ajudando.