Conectar-se com seu público

Conectar-se com o público

Conecte-se com os apoiadores da sua Página do Facebook para fortalecer relacionamentos.

Para criar uma comunidade sólida, é preciso estabelecer conexões autênticas. Use sua Página para interagir com seus apoiadores e ajudá-los a se sentir reconhecidos e valorizados por sua organização.

  1. Publique regularmente com o programador de publicações nas ferramentas de publicação.
  2. Use o direcionamento de publicação, os grupos ou os Públicos Personalizados para se conectar com pessoas específicas.

O Facebook é um canal de comunicação de mão dupla entre você e seus apoiadores. Você pode usar publicações, mensagens, grupos, marcações, comentários e eventos para dialogar com apoiadores e aumentar o envolvimento com sua organização. Algumas ideias de convite à conversa:

  • Inicie conversas e responda a apoiadores fazendo comentários em publicações e ativando as mensagens na Página.
  • Faça publicações com um tom que incentive os apoiadores a dar feedbacks nos comentários.
  • Compartilhe histórias pessoais da sua equipe, apoiadores e beneficiários que possam inspirar as pessoas a compartilhar suas próprias histórias.
  • Crie publicações surpreendentes, instigantes ou relevantes para um evento atual, para dar às pessoas que curtem sua Página uma razão para falar dela em conversas online com amigos.
  • Quando fizer uma publicação sobre um tema difícil, reconheça a delicadeza da situação e pergunte a seus apoiadores como eles falariam sobre o assunto.

As pessoas gostam de ser ouvidas. Se você responder às publicações e comentários com rapidez, perceberá que os apoiadores também interagirão mais. Use as guias Mensagens e Notificações nas Ferramentas Administrativas da Página para acessar e acompanhar rapidamente todas as pessoas que interagem com sua Página. Veja algumas das melhores práticas:

  • Monitore a atividade da sua Página com regularidade para ver se há comentários e perguntas que precisam de atenção.
  • Responda a comentários nas publicações de maneira positiva e oportuna.
  • Faça comentários e curta as publicações de Páginas com conteúdo semelhante ao seu.
  • Entre em contato com as pessoas mais ativas na Página pelo Messenger, por email ou por telefone, para agradecer e saber mais sobre o interesse delas em sua organização.
Quem você quer alcançar?

Analise as metas que foram definidas para sua organização e pense em como as pessoas podem ajudar você a alcançá-las. Como seus programas satisfazem necessidades ou solucionam problemas com os quais um possível apoiador poderia se importar? Pense de forma ampla em quem pode se interessar ou se beneficiar por estar envolvido com sua organização. Descobrir o valor que você traz para uma comunidade é o primeiro passo para identificar o público-alvo ideal. Ao escolher o público-alvo, considere as características demográficas e de interesse:

  • Informações demográficas: podem incluir idade, gênero, localização, origem étnica, estado civil e muito mais.
  • Informações de interesse: identificam mais sobre passatempos, comportamentos, conexões, estilo de vida e muito mais de possíveis apoiadores.

Use o direcionamento de publicação, os grupos ou os Públicos Personalizados para se conectar com pessoas específicas.

DICA: para ajudar você a escolher as características ideais para o direcionamento das publicações (tanto para publicações pagas quanto não pagas) e ver quantas pessoas se enquadram em cada critério, recomendamos usar a ferramenta Audience Insights. Ela pode mostrar se você deve reduzir ou ampliar os critérios de público-alvo, além de identificar as principais curtidas na Página e a atividade típica de um possível público-alvo. No momento, a ferramenta Audience Insights está disponível apenas para desktop.

À medida que a estratégia de publicação evolui, convém usar um calendário para planejar as publicações e se manter organizado. Se suas publicações forem gerenciadas por várias pessoas, convém usar um calendário editorial. Ele também permite acompanhar eventos especiais e feriados relevantes para que você possa publicar conteúdo de maneira oportuna. Um calendário de publicação também pode ajudar a contabilizar pessoas em vários níveis de envolvimento com sua organização, desde as que você deseja alcançar pela primeira vez até os seguidores leais que realizam ações repetidamente. Também convém equilibrar suas publicações para abranger públicos do “funil de envolvimento de apoiadores”.

Equilibre o conteúdo O tamanho de cada nível do funil reflete o número de pessoas em seu público que provavelmente se encontram nesse nível, o que pode indicar a parcela das publicações que você deve dedicar a cada nível de apoiador.

Baseie o plano de publicações em objetivos. Os objetivos que você descreveu em sua estratégia de campanha também embasam quanto tempo é dedicado a cada nível de apoiador. Se seu principal objetivo no Facebook for aprofundar o envolvimento de mais pessoas com sua organização, você poderá optar por alocar mais tempo para publicações direcionadas para pessoas nos níveis interessados e envolvidos.