Criar uma estratégia do Facebook

Criar uma estratégia do Facebook

Crie uma estratégia eficaz do Facebook para aproveitar ao máximo suas iniciativas online.

Uma estratégia para a Página do Facebook é o conjunto de atividades que você organiza para atingir uma meta específica. Essa estratégia pode ser curta e específica, ou de longo prazo, com uma série de campanhas e objetivos.

Elementos de uma estratégia
  • Missão: o impacto geral que sua organização sem fins lucrativos está tentando causar.
  • Metas: o que você deseja alcançar por meio da Página para apoiar sua missão.
  • Público-alvo: os tipos de pessoas que você pretende alcançar com a campanha.
  • Conteúdo: as histórias e as imagens que você usará para envolver as pessoas.
  • Mensuração: as métricas que serão rastreadas para determinar o sucesso da campanha.
Missão

Caso você já tenha um esboço de como as atividades do programa traçam a declaração da missão, ótimo! Caso não tenha, crie um esboço básico que mostre como sua organização gera impacto. Criar um esquema para uma estratégia do Facebook ajuda você a:

  • Garantir que sua atividade no Facebook contribua para o impacto que você quer gerar
  • Comunicar claramente às pessoas o que você quer delas e por quê
  • Criar chamadas para ação cativantes
Metas

Sua campanha deve estar relacionada com sua missão geral. O que precisa ser feito para apoiar ou melhorar essa missão? Como uma campanha no Facebook pode ajudar a alcançar os objetivos de seu programa? Começar com uma lista de ideias ajudará você a escolher uma meta ou as metas de campanha mais adequadas para o Facebook.

DICA: tente definir metas de curto prazo que sejam mensuráveis. Por exemplo, se sua missão for diminuir o número de crianças que sofrem de desnutrição, tente dividir a meta em partes menores, como educar mais pais sobre boas práticas nutricionais, aumentar sua lista de emails para distribuir informações ou coletar assinaturas em abaixo-assinados para apoiar uma nova legislação.

Quem você quer alcançar?

Analise as metas que foram definidas para sua organização e pense em como as pessoas podem ajudar você a alcançá-las. Como seus programas satisfazem necessidades ou solucionam problemas com os quais um possível apoiador poderia se importar? Pense de forma ampla em quem pode se interessar ou se beneficiar por estar envolvido com sua organização. Descobrir o valor que você traz para uma comunidade é o primeiro passo para identificar o público-alvo ideal. Ao escolher o público-alvo, considere as características demográficas e de interesse:

  • Informações demográficas: podem incluir idade, gênero, localização, origem étnica, estado civil e muito mais.
  • Informações de interesse: identificam mais sobre passatempos, comportamentos, conexões, estilo de vida e muito mais de possíveis apoiadores.

DICA: para ajudar você a escolher as características ideais para o direcionamento das publicações (tanto para publicações pagas quanto não pagas) e ver quantas pessoas se enquadram em cada critério, recomendamos usar a ferramenta Audience Insights. Ela pode mostrar se você deve reduzir ou ampliar os critérios de público-alvo, além de identificar as principais curtidas na Página e a atividade típica de um possível público-alvo. No momento, a ferramenta Audience Insights está disponível apenas para desktop.

Que publicações você criará para apoiar a campanha?

Depois de determinar as metas e objetivos, a próxima etapa será criar uma série de publicações que reflitam seus objetivos. Convém apresentar a mensagem de modo que o público-alvo seja atraído e queira se envolver com sua causa.

  • Esquematize os tipos de conteúdo e temas que você deseja criar
  • Crie um calendário de conteúdo e use o programador de publicações

Que métricas você usará para mensurar o sucesso da campanha?

O sucesso de uma campanha é determinado pelo desempenho em alcançar os objetivos traçados. Os resultados mensurados devem estar vinculados às metas da campanha. É importante pensar em quais métricas observar e em como você as rastreará. Por exemplo:

  • Alcance: quantas pessoas veem suas publicações
  • Envolvimento: quantas pessoas curtem, comentam, compartilham ou veem suas publicações e seus vídeos
  • Conversão: quantas pessoas realizam uma ação, como compartilhar, cadastrar-se, visitar seu site, participar de um evento ou doar