Grupos

Grupos

O que são os grupos?

Os Grupos do Facebook permitem que você crie comunidades específicas de pessoas que interagem diretamente umas com as outras. Os grupos servem para compartilhar eventos, fotos e atualizações exclusivas. Os membros de um grupo podem coordenar por meio de comentários, colaborar com documentos e enviar mensagens para outros membros. Os grupos podem ser públicos, fechados ou secretos.

Em que ocasião devo usar grupos para minha organização sem fins lucrativos?

Os grupos são úteis para estabelecer comunicação com um segmento de apoiadores. Essa é uma ótima maneira de coordenar atividades ou de fornecer conteúdo exclusivo para um grupo selecionado de pessoas.

Como criar um grupo

  1. Em sua Página, acesse a seção Grupos, no menu à esquerda, e clique em Criar grupo.
  2. Clique em Criar novo grupo na parte superior da página. Uma janela será exibida e nela você poderá adicionar um nome de grupo, adicionar membros e selecionar as configurações de privacidade do grupo.
  3. Clique em Criar quando terminar.

Depois de criar o grupo, você será direcionado para ele. Vá até a seção “Editar configurações do grupo” para adicionar descrição, marcações, foto do perfil e foto da capa, e para configurar um endereço de email de grupo que as pessoas possam usar para publicar diretamente no grupo. Você pode participar e criar até 6 mil grupos.

Os membros podem adicionar amigos do Facebook a todos os tipos de grupo (públicos, fechados e secretos). Clicando em Convidar por email no canto superior direito do grupo, você também pode convidar apoiadores que não sejam seus amigos no Facebook. Outra forma de atrair membros para o grupo é falando com as pessoas fora do Facebook. Se seu grupo for público ou fechado, as pessoas poderão enviar uma solicitação para participar.

Para adicionar novos membros a um grupo:

  1. Vá até o grupo.
  2. Clique no campo “+ Adicionar pessoas ao grupo”, na coluna da direita.
  3. Digite os nomes de seus amigos e clique neles para adicioná-los ao grupo.

As configurações de privacidade controlam a visibilidade do grupo. Dependendo dos objetivos do grupo, a configuração do tipo de privacidade aplicada pode mudar.

  • Grupos públicos: os grupos públicos podem ser encontrados, e todo o conteúdo é visível para o público. Se você escolher essa configuração de privacidade, deverá estar preparado para monitorar as solicitações de participação no grupo.
  • Grupos fechados: os grupos fechados são pesquisáveis, e qualquer pessoa pode enviar uma solicitação de participação, mas as informações e as publicações ficam visíveis apenas para os membros.
  • Grupos secretos: os grupos secretos não são pesquisáveis no Facebook e só podem ser vistos pelos membros. Todos os membros precisam ser adicionados por alguém do grupo. Essa pode ser uma boa opção se você estiver usando grupos para testes beta ou para receber feedbacks de um grupo pequeno de pessoas.

Como gerenciar meu grupo

Para monitorar seu grupo, publique, comente e visite-o regularmente. Para publicar em um grupo, vá até “Escrever publicação”, na parte superior do grupo.

Aqui, você pode:

Você pode incluir a localização e marcar outros membros do grupo na publicação.

  1. Clique em Comentar abaixo de uma publicação
  2. Escreva seu comentário
  3. Pressione Enter (ou Return) no teclado para publicá-lo

Dica: para iniciar um novo parágrafo no seu comentário, segure Shift e, em seguida, pressione Enter (ou Return).

Os membros do grupo são notificados sobre todas as novas publicações do grupo, a menos que eles optem por ajustar suas configurações de notificação do grupo. Se a privacidade do seu grupo for configurada como Fechado ou Secreto, somente os membros do grupo poderão ver as publicações no grupo.

Acesse nossa Central de Ajuda para saber mais sobre como monitorar seu grupo.

Quando gerenciar um grupo, publique conteúdo específico para os membros e para o objetivo do grupo. Aqui estão algumas dicas para ajudar a manter o envolvimento no grupo:

Publicações: o ideal é liderar pelo exemplo, portanto, publique e comente no grupo, e incentive os membros a fazer o mesmo.

  • Compartilhe publicações multimídia, como fotos e vídeos, que geram mais envolvimento.
  • Crie uma programação, para que os administradores estejam disponíveis para gerenciar o grupo.
  • Crie concursos ou sugestões para conversas de modo a envolver as pessoas no grupo (por exemplo, “Mostre sua vibração!” antes do jogo).
  • Responda às publicações e aos comentários rapidamente. Isso ajuda a recompensar as pessoas por interagirem no grupo.

Dicas de moderação: além de monitorar as conversas, a moderação do grupo ajuda os membros a se sentir seguros enquanto interagem. Veja algumas dicas para que todos tenham ótimas experiências:

  • Por padrão, as publicações feitas em um grupo geram notificações para todos os membros. Publique um conteúdo interessante para manter os membros ativos ou desative as notificações para o grupo.
  • Se você estiver administrando um grupo de feedback que deseja manter restrito ou se tiver determinados critérios para membros, verifique se as configurações dos membros exigem aprovação para participação. Encontre essa configuração indo até Informações do grupo e depois em Editar configurações do grupo.
  • Se você estiver administrando um grande grupo de discussão, isso poderá ajudar a impedir a intromissão de spammers ou de membros indesejados no grupo.
  • Tenha cuidado ao adicionar muitos administradores ao grupo. Ter muitos administradores pode dificultar o gerenciamento, especialmente se eles não forem funcionários da organização.
  • Limite o tamanho do grupo e evite usar listas não autorizadas para aumentar o número de membros. Grupos menores tendem a ter mais envolvimento por parte dos membros, enquanto grupos maiores são bons para debater assuntos atuais e compartilhar notícias e atualizações.

Melhores práticas

  • Deixe os voluntários a par das próximas oportunidades
  • Forneça conteúdo, serviços ou benefícios exclusivos para os doadores.
  • Organize discussões com os beneficiários.
  • Crie um fórum para feedback e perguntas.
  • Coordene comitês, influenciadores da comunidade e voluntários no terreno.
  • Colabore em projetos, como lançar um evento.
  • Compartilhe inspiração com a equipe.
  • Conecte-se com outras organizações sem fins lucrativos do setor.

Convém ter um objetivo claro para cada grupo criado, para que você possa definir a expectativa e o protocolo certos para os membros.