Criar conteúdo envolvente

Criar conteúdo envolvente

Criar publicações que as pessoas curtem, comentam e compartilham é fundamental para aumentar o reconhecimento.

Há muitas formas de tornar uma publicação atrativa. Escolha o tipo de publicação a criar com base no objetivo da publicação:

  1. Vídeo: os vídeos são sete vezes mais envolventes do que outros tipos de publicação no Facebook. Um vídeo começa automaticamente sem som quando aparece no Feed de Notícias. Por isso, tente tornar os primeiros três a cinco segundos especialmente envolventes (o som será reproduzido se alguém tocar no vídeo). Saiba mais sobre vídeos.
  2. Imagens: fotos e gráficos podem dar vida à publicação. Elementos visuais podem personalizar sua organização e as pessoas atendidas por ela. Você pode adicionar imagens a uma publicação, incluir um álbum ou compartilhar diretamente no Facebook pelo Instagram. Saiba mais sobre imagens.
  3. Infográficos: os infográficos podem ajudar a comunicar rapidamente dados e ideias complexas. Eles tornam a informação mais fácil de entender, além de também tornar o compartilhamento atrativo. Confira exemplos da Oxfam America e do World Food Program USA.
  4. Links: se você adicionar um link a uma publicação, criará automaticamente uma imagem e uma grande área clicável que levará as pessoas para o site vinculado. Isso torna as publicações mais visuais de imediato. Nosso sistema mensura as taxas de clique, assim como o tempo gasto no link externo e a proporção de curtidas e comentários por cliques. Isso nos ajuda a determinar se as pessoas acharam uma publicação relevante. Por exemplo, se muitas pessoas clicarem em um link, mas poucas curtirem, comentarem ou compartilharem, isso indicará que as pessoas não estão achando o link interessante e que a publicação poderá ter menor alcance.

DICA: não é preciso começar do zero. Use o conteúdo e os elementos visuais que você já tem. Se ficar bonito impresso, provavelmente ficará bonito no Feed de Notícias. Você tem fotos, publicações de blog, vídeos, folhetos impressos, entre outros, para reutilizar nas publicações do Facebook? Para usar o Facebook de forma eficiente como parte da sua estratégia de alcance, reutilize o ótimo conteúdo que você já tem. Quando você direcionar para pessoas que não estão em seu público demográfico típico, poderá atualizar o conteúdo para um novo público-alvo e dar vida nova a ele.

As pessoas assistem aos vídeos no Facebook para se conectar a momentos compartilhados por amigos, conferir notícias do dia e muito mais. Mais de 65% de todas as visualizações de vídeo acontecem em dispositivos móveis, já que as pessoas acessam o Facebook várias vezes e em diferentes locais ao longo do dia.

Os vídeos carregados diretamente no Facebook têm mais sucesso do que os vídeos vinculados a outros reprodutores de vídeo:

  • 30% maior taxa de reprodução de vídeo (número de cliques para reproduzir o vídeo)
  • 3,5x menor custo por clique
  • 5,5x menor custo por reprodução de vídeo
Carregue diretamente no Facebook

Os vídeos carregados diretamente no Facebook ocupam toda a largura do Feed de Notícias e são reproduzidos diretamente, oferecendo uma experiência contínua de visualização. Os vídeos de carregamento direto também têm reprodução automática, o que os torna mais atrativos do que uma miniatura de vídeo. Se você colocar um link para um vídeo hospedado em outro site, o link aparecerá com uma miniatura do vídeo.

Especificações de carregamento recomendadas:

  • Tipo de arquivo: MP4 funciona melhor, mas o Facebook aceita todos os tipos de vídeo.
  • Resolução: use vídeos em HD para obter qualidade máxima. Mantenha a resolução abaixo de 1080p.
  • Tamanho do arquivo: mantenha o tamanho do arquivo abaixo de 750 MB para obter a melhor experiência de carregamento. Apesar de aceitarmos arquivos de até 1,75 GB, poderá ser necessário um tempo maior de carregamento para os arquivos maiores em conexões de internet mais lentas.
  • Duração: os vídeos devem ter menos de 45 minutos de duração. Normalmente, vídeos mais curtos têm uma qualidade de reprodução mais alta e levam menos tempo para ser carregados.
  • Áudio: também recomendamos a compressão de áudio Stereo AAC com 128 kbps ou mais.
Personalize os vídeos
  • Miniatura personalizada: selecione a imagem principal exibida quando alguém assiste ao vídeo pela primeira vez (arquivos de até 10 MB).
  • Legendas: inclua legendas para que as pessoas experimentem seu vídeo sem som. Inclua legendas em vários idiomas usando arquivos .SRT.
  • Chamada para ação: convide as pessoas a visitar um site ou outro destino da sua escolha. Isso ajuda especialmente se você desejar gerar tráfego por referências externas em outro local.
Controle onde seus vídeos são exibidos
  • Programação e expiração: configure seu vídeo para ser publicado e/ou removido em uma data posterior (a qualquer momento entre dez minutos e seis meses após o carregamento original).
  • Restrições de público: restrinja o público do vídeo por idade, gênero ou localização.
  • Gerencie a distribuição: publique o vídeo diretamente na Página ou veicule no Feed de Notícias.
Destaque vídeos e listas de reprodução

A seção de Vídeos em sua Página é um local onde as pessoas podem encontrar e assistir a vídeos que podem não ter aparecido no Feed de Notícias delas.

  • Vídeo em destaque: destaque o vídeo mais relevante, seja uma notícia de última hora, o trailer do filme mais atual ou uma mensagem para os fãs.
  • Listas de reprodução: mostre e organize vídeos da maneira que desejar.
Informações do vídeo

Entenda o desempenho dos seus vídeos no Facebook. Visite as Informações da Página para obter uma visão geral das métricas do vídeo em intervalos de datas personalizados.

Player de vídeo incorporado

O player de vídeo incorporado permite que outras pessoas coloquem o vídeo no site delas, permitindo descobrir novos públicos fora do Facebook. Ele exibe o título do vídeo, o autor e o número de visualizações. Esse recurso também oferece às pessoas a opção de curtir o vídeo ou compartilhar com amigos, levando a distribuição novamente para o Facebook. Saiba mais sobre os detalhes técnicos do reprodutor de vídeo em nosso site para Desenvolvedores.

API de vídeo

Aproveite as vantagens da nossa API de vídeo completa para publicar vídeos de forma programática, definir requisitos de veiculação e analisar o desempenho dos seus vídeos no Facebook.

Parceiros de publicação de vídeo

Os parceiros fornecem plataformas de CMS, ferramentas de edição e gerenciamento de canais para vídeos. Saiba mais sobre as ofertas disponíveis em nosso Programa de Soluções de Mídia.

Vídeo espontâneo no Instagram

Os vídeos não precisam ser totalmente editados se forem oportunos. Publicar vídeos curtos na Página por meio do Instagram pode oferecer acesso imediato real a sua equipe e aos programas.

Adicionar imagens é uma forma simples e inteligente de criar uma conexão visual entre sua mensagem e o público. Se a imagem incluir texto, poderá não ser necessário incluir uma mensagem.

Recomendações de design

No Facebook, as imagens são exibidas em tamanhos diferentes, dependendo da localização. Estas diretrizes ajudarão você a incluir imagens mais adequadas para cada aplicativo. O comprimento recomendado para o texto corresponde à quantidade de caracteres do texto do anúncio que pode ser exibida em telas menores.

  • Tamanho recomendado da imagem do Feed de Notícias: 1.200 x 900 pixels
  • Proporção da imagem do Feed de Notícias: 4:3
  • Tamanho da imagem para a coluna da direita: 254 x 133 pixels
  • Proporção da imagem para a coluna da direita: 1,9:1
  • Texto: 90 caracteres (publicações mais longas podem ficar truncadas em telas pequenas)
Use imagens de alta qualidade quando possível

Você não precisa de um fotógrafo profissional ou de uma câmera sofisticada, mas fotos desfocadas, escuras ou pixeladas provavelmente não são a melhor opção.

Use a orientação quadrado ou paisagem

O Feed de Notícias tem uma altura fixa para fotos. Portanto, fotos com altura maior que a largura aparecerão no Feed de Notícias com espaço branco na lateral. Para maximizar o espaço, o Feed de Notícias permite o uso de fotos cortadas no formato quadrado ou paisagem.

Composição da foto

Fotos simétricas e bem iluminadas mostram textura e têm um espaço de plano de fundo, tendendo a receber mais curtidas. Quando tirar fotos de pessoas ou outros objetos únicos, use a “regra dos terços” para compor a foto.

Use imagens com texto

Se estiver publicando fotos ou gráficos com texto, lembre-se de que o texto deverá ser grande o suficiente para ser lido no desktop e no celular. As imagens usadas em uma publicação impulsionada ou promovida não podem ter mais de 20% de texto. Use a ferramenta de grade para ver qual é a porcentagem de texto da sua imagem antes de usá-la em uma publicação impulsionada ou promovida.

DICA: se não tiver recursos de design gráfico, confira os criadores online gratuitos de imagens para redes sociais para obter imagens compartilháveis de alta qualidade de forma rápida.