Caso de sucesso Barnekreftforeningen

A Barnekreftforeningen arrecadou 305,582 coroas norueguesas para dar esperança às crianças com câncer

“O mês de conscientização sobre o câncer infantil em setembro foi o momento ideal para a Barnekreftforeningen obter suporte dos nossos seguidores e apoiadores. Começamos com uma meta de 50 mil coroas norueguesas e ampliamos essa meta duas vezes conforme vimos que estávamos indo bem.” Anja Haug Tronrud, consultora de comunicação e marketing.

Missão

A Barnekreftforeningen (A Sociedade de Combate ao Câncer Infantil da Noruega) é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo lutar contra o câncer infantil e oferecer auxílio às crianças, aos adolescentes e às famílias afetadas pela doença. A missão dela é dar esperança às crianças que lutam contra o câncer para que nunca se sintam sozinhas.

Caso de sucesso

A Barnekreftforeningen iniciou uma campanha de arrecadação de fundos em uma Página do Facebook durante setembro, o mês de conscientização sobre o câncer infantil. A organização impulsionou a publicação da campanha de arrecadação de fundos na Página para ampliar o alcance do público. A Barnekreftforeningen triplicou a renda anual este ano e verificou que 20% da renda anual veio do Facebook. O Facebook permite alcançar novos doadores que talvez não conheçam a organização.

Testemunho de solução

A campanha foi criada para gerar reconhecimento sobre a importância da pesquisa sobre o câncer infantil em apoio ao mês de conscientização sobre o câncer infantil.

Impacto

“Conseguimos ultrapassar a meta inicial de 50 mil coroas norueguesas e coletar 6x mais, chegando ao valor de 300 mil coroas norueguesas. O valor arrecadado foi destinado a projetos de pesquisa importantes para o Dia Internacional do Câncer na Infância, em fevereiro.” Anja Haug Tronrud, consultora de comunicação e marketing.

305.582 coroas norueguesas

Em doações arrecadadas

1,4 mil

Doadores

220 coroas norueguesas

Tamanho médio da doação

Objetivo da campanha

Gerar reconhecimento e fundos para a Barnekreftforeningen

Essa é a primeira campanha que a Barnekreftforeningen fez através do Facebook como uma organização. As expectativas aumentaram em 500%. A organização sem fins lucrativos esperava investir mais dinheiro, criar mais anúncios e/ou fazer parcerias para alcançar o nível de exposição e retorno sobre o investimento que conseguiu com a campanha de arrecadação de fundos da Página. O custo total da campanha foi de 1.000 coroas norueguesas, e a Barnekreftforeningen recebeu mais de 300.000 coroas norueguesas, representando um ROI superior a 300%.

Conclusão da campanha

As campanhas de arrecadação de fundos no Facebook tiverem um grande impacto na Barnekreftforeningen nos últimos três anos. Mais de 20% da renda anual da Barnekreftforeningen vêm das ferramentas de arrecadação de fundos do Facebook. Somente este ano, a organização já triplicou a própria renda anual.

“A pesquisa foi o foco principal de todo o nosso conteúdo durante esse período. Para incentivar os doadores, criamos um diálogo, fornecemos atualizações frequentes e fizemos publicações motivacionais sobre como os apoiadores ajudaram com as doações.”

Anja Haug Tronrud, consultora de comunicação e marketing.

Lições da campanha
Viabilize a campanha

Defina uma meta menor do que a esperada inicialmente, mas aumente-a rapidamente à medida que as doações começarem a alcançá-la e a exceder o valor inicial. Faça com que as metas sejam viáveis e possíveis. Ganhe força no início da campanha.

Envolva-se com os apoiadores

Desenvolva recursos para se envolver com os doadores: incentive-os a compartilhar a campanha de arrecadação de fundos com amigos e os familiares, agradeça pelas doações e peça a opinião deles sobre qual deve ser a próxima meta.

No momento certo

É melhor guardar as publicações de uma campanha de arrecadação de fundos para períodos específicos em que haverá eventos importantes no mercado. Assim, você não arrisca diluir o público ou sobrecarregá-lo com solicitações constantes de doação.