Caso de sucesso Hemoce

Hemoce faz parceria com o Facebook para impulsionar as doações de sangue voluntárias

“Um dos principais desafios dos centros de coleta de sangue é manter um estoque estável. O Hemoce passou a usar o recurso Doações de Sangue do Facebook como um novo canal de comunicação com doadores. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas para que possam agir, além de formar doadores regulares e fiéis. Isso, por sua vez, aumenta o número de doações de sangue.”
— Dra. Luciana Carlos, diretora do Hemoce

Missão

A missão do Hemoce é atuar com excelência e inovação na assistência a transplante e transfusão de sangue nas áreas de hematologia e hemoterapia para atender às necessidades dos pacientes no estado do Ceará.

Principal conclusão

O Hemoce simplificou a abordagem direcionada ao doador de sangue voluntário com a ajuda do recurso Doações de Sangue do Facebook. De maneira rápida, o centro consegue alcançar doadores para divulgar eventos ou usar as notificações da plataforma para repor o estoque de sangue quando é necessário. O Hemoce acredita que o recurso abriu um novo canal de comunicação com doadores e que pode, no futuro, substituir as estratégias tradicionais de captação, como emails e ligações telefônicas.

Proposta de solução

O desafio do Hemoce é manter um estoque de sangue estável. Isso exige inúmeras iniciativas trabalhosas de orientação, marketing e ampliação de campanhas externas de coleta de sangue.

O recurso Doações de Sangue do Facebook facilitou esse processo significativamente.

Quando o centro precisa de sangue, as equipes de comunicação e captação de doadores do Hemoce intensificam os emails e as ligações telefônicas e solicitam doações de sangue no Facebook. Com esse esforço adicional de mobilização e reconhecimento, tem sido mais fácil para o Hemoce manter um estoque de sangue satisfatório.

Impacto

“Usar as redes sociais com o intuito de estimular a doação de sangue é um pilar fundamental para ampliar a comunidade de doadores, que é crucial para o nosso trabalho. Já identificamos doadores de sangue que doaram pela primeira vez devido à ferramenta Doações de Sangue do Facebook.”
— Dra. Luciana Carlos, diretora do Hemoce

A colaboração do Hemoce com o Facebook está ajudando a fortalecer a comunicação e o relacionamento do centro com os doadores.

“Sempre quis doar sangue, mas nunca havia tido a oportunidade. Até que um dia, quando eu estava navegando no Facebook, apareceu uma mensagem perguntando se eu gostaria de me registrar como doadora de sangue. Imediatamente cliquei no “Sim”. Desde então, senti que era meu dever ir ao Hemoce doar. Descobri que o local ficava perto e, como eu tinha disponibilidade, decidi doar naquele momento. Foi aí que doei sangue pela primeira vez. Hoje, voltei ao Hemoce para doar sangue e espero me comprometer a estar aqui regularmente. Acredito que, assim como aquelas notificações me motivaram, podem motivar outras pessoas também.”

Ozamira da Costa, doadora de sangue do Hemoce

Objetivo

Os objetivos do Hemoce ao usar o recurso Doações de Sangue do Facebook são simplificar os esforços de captação existentes e fortalecer, de maneira geral, os relacionamentos com a base de doadores. O centro constatou que o uso da ferramenta impulsionou as doações voluntárias e ajudou a manter um estoque de sangue estável.

Ajude a cadastrar mais doadores no Facebook

Você pode ajudar se cadastrando como doador de sangue no Facebook em facebook.com/donateblood.