Caso de sucesso Hemorio

Hemorio aumenta as doações de sangue em 10% usando o potencial do Facebook

“O maior desafio que o Hemorio tem como centro de coleta de sangue é um número insuficiente de doadores. Enfrentar esse desafio exige gastos e esforços contínuos para captar pessoas a fim de reabastecer o estoque de sangue. A colaboração entre o Hemorio e o Facebook nos forneceu acesso direto a doadores com pouquíssimo trabalho.”
— Dr. Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio

Missão

A missão do Hemorio é fornecer o mais alto nível de assistência médica nas áreas de hematologia e hemoterapia e coordenar a rede de sangue do estado do Rio de Janeiro.

Caso de sucesso

O Hemorio aumentou o reconhecimento em relação à causa e influenciou as pessoas a doar sangue voluntariamente com a ajuda do recurso Doações de Sangue do Facebook.

O Hemorio conseguiu alcançar milhares de pessoas, aumentando o número de doadores que comparecem ao centro de sangue sem fazer agendamento, ao mesmo tempo em que reduziu o trabalho humano necessário para atingir esses resultados. Além disso, agora o recurso Doações de Sangue do Facebook se tornou um dos principais modos de promover a doação de sangue voluntária no Brasil.

“Recomendo a outros bancos de sangue usar o recurso de doação de sangue do Facebook. Ele apresenta altas taxas de penetração e alcance, e pesquisas internas mostram que tem a capacidade de atrair doadores. Além disso, a ferramenta é extremamente simples de usar.”

— Dr. Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio

Impacto

“O recurso Doações de Sangue do Facebook superou todas as nossas expectativas no último ano. Ajudou a aumentar o número de doadores de sangue do Hemorio em 5% em 2018 e em 10% em 2019.”
— Dr. Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio

5%

de aumento de doadores provenientes do Facebook (2018)

10%

de aumento no número de doadores provenientes do Facebook (2019)

Objetivo

O Hemorio simplificou a abordagem direcionada ao doador de sangue voluntário com a ajuda do recurso Doações de Sangue do Facebook reduzindo a quantidade de tempo necessária para que os funcionários encontrem doadores.

  • Alcançou doadores mais rapidamente e diminuiu o tempo de resposta deles atendendo a uma população com maior probabilidade de doar.
  • Reduziu a necessidade de envolvimento dos funcionários por meio de ligações telefônicas e cartas.
  • Diminuiu progressivamente a necessidade de atrair doadores através da mídia tradicional.

O Hemorio publica solicitações de sangue de tipos específicos na própria Página semanalmente. Ele viu as redes sociais como uma forma essencial de aumentar a base de doadores de sangue e está observando um impacto positivo do recurso Doações de Sangue do Facebook.

Ajude a cadastrar mais doadores no Facebook

Você pode ajudar se cadastrando como doador de sangue no Facebook em facebook.com/donateblood.