Caso de sucesso Inter Milan

Inter de Milão arrecada mais de cem mil euros em prol do combate à COVID-19 por meio das Campanhas de Arrecadação de Fundos do Facebook

“As Campanhas de Arrecadação de Fundos do Facebook foram fundamentais na nossa campanha de financiamento coletivo #TogetherAsATeam. Estamos muito felizes com os resultados. Poder falar com os fãs usando mensagens personalizadas de jogadores, técnicos e da equipe em geral para incentivar as doações e unir a comunidade em prol dessa causa foi algo que fez toda a diferença.”
Alessandro Antonello, presidente corporativo do FC Internazionale Milano

Missão

A campanha de financiamento coletivo #TogetherAsATeam da Inter de Milão foi a última de uma série de iniciativas organizadas para ajudar na luta contra a disseminação do coronavírus (COVID-19).

Meta da campanha

Em meio à pandemia da COVID-19, as ligas esportivas de todo o mundo adotaram medidas difíceis, porém necessárias, para suspender as operações e colocar o bem-estar dos fãs e dos atletas em primeiro lugar. A Itália, como um dos epicentros do mundo, ordenou que todos os negócios não essenciais fechassem as portas em 11 de março a fim de acelerar os esforços que visavam interromper a disseminação da doença.

O time de futebol Inter de Milão, oriundo do gravemente afetado norte da Itália, buscou maneiras de ajudar sua região e receber apoio para superar essa crise tão desafiadora. O clube se uniu à Francesca Rava Foundation — NPH Italia Onlus, uma organização sem fins lucrativos italiana que está trabalhando com a região da Lombardia para auxiliar hospitais e comunidades afetados pelo coronavírus.

A Inter e a Fundação usaram o Facebook, onde o clube conta com mais de 22 milhões de seguidores, para galvanizar sua base global de fãs. A dupla criou a Campanha de Arrecadação de Fundos do Facebook #TogetherAsATeam em prol do Departamento de Biomedicina e Ciências Clínicas do Hospital Luigi Sacco de Milão, um dos principais centros que lidam com doenças contagiosas e emergências epidemiológicas. O próprio time doou 500 mil euros à causa, além de uma doação de 50 mil euros do vice-presidente (e jogador lendário) Javier Zanetti. Por meio dessa Campanha de Arrecadação de Fundos do Facebook, a Inter conseguiu incentivar a participação dos fãs na iniciativa.

Principal conclusão

A arrecadação total da Inter ultrapassou a marca de 108 mil euros. Além dos 550 mil euros doados pelo clube e por Zanetti (com 50 mil euros doados pela Fundação PUPI de Milão), o Departamento de Biomedicina e Ciências Clínicas do Hospital Luigi Sacco de Milão recebeu mais de 650 mil euros graças à generosidade da Inter e dos fãs do time.

Declaração de solução

Os fundos arrecadados pela campanha foram destinados a atividades de pesquisa no hospital, que tem ocupado um papel fundamental a nível global no desenvolvimento da vacina contra a COVID-19. Assim, as contribuições dos fãs ajudarão não só a Itália, mas todos os países afetados por essa emergência de saúde pública. Mais especificamente, os fundos doados foram destinados ao seguinte:

  • Apoio a equipes hospitalares e médicos voluntários
    • A Francesca Rava Foundation está mobilizando uma força-tarefa de médicos, enfermeiros, parteiras voluntárias e especialistas para enviar aos hospitais em condições críticas na região da Lombardia
  • Fornecimento de equipamentos de cuidados intensivos aos hospitais
    • Isso inclui ventiladores, fluxômetros, respiradores, desinfetantes para grandes áreas e ambulâncias
  • Envio de produtos de saúde, cuidados infantis, máscaras e géis desinfetantes para casas de acolhimento e instituições de detenção de menores
    • O principal foco da fundação é ajudar crianças que estão passando por necessidades na Itália e no mundo
Impacto
  • 108 mil euros
  • Fundos arrecadados
Abordagem da campanha

A Campanha de Arrecadação de Fundos #TogetherAsATeam foi lançada na Página da Inter no Facebook no dia 14 de março. Para contar com o apoio público, o clube seguiu incentivando os fãs a doarem por meio da publicação de mensagens personalizadas de técnicos, jogadores e seus familiares. Esses vídeos enfatizaram a importância de ficar em casa e dar apoio uns aos outros durante estes tempos difíceis, além de promoverem as doações e o compartilhamento da campanha para aumentar o reconhecimento.

Doze jogadores aclamados compartilharam mensagens pela Página da Campanha de Arrecadação de Fundos do Facebook ao longo dos 11 dias de duração, bem como o gerente Antonio Conte e Zanetti, a lenda do clube. Para amplificar o alcance, a Inter também publicou os vídeos na conta do Instagram, com links que podiam ser deslizados para cima nos Stories para gerar tráfego adicional à Página da campanha.

Embora a luta contra a COVID-19 esteja longe de terminar, isso ajuda no apoio aos trabalhadores da saúde em uma das regiões mais afetadas do mundo.