Caso de sucesso Keep a Child Alive

A Keep a Child Alive usa o Facebook durante eventos

A missão da Keep a Child Alive é combater a AIDS em crianças e suas famílias em uma luta contra os impactos físicos, sociais e econômicos do HIV.

Para ampliar o envolvimento para além dos limites do evento físico, a Keep a Child Alive teve como objetivo ativar uma campanha de redes sociais oferecendo uma experiência digital participativa do evento Black Ball.

Para maximizar o envolvimento com o vídeo, foque em um conteúdo envolvente e não use muitos diálogos, especialmente quando direcionar para um público global. Facilite o entendimento, mas com apelo visual.

Impacto

A Keep a Child Alive uniu milhares de fãs para compartilhar sua história e divulgar seu trabalho de combate ao HIV e a AIDS.

  1. A organização usou as redes sociais para ampliar a campanha de arrecadação de fundos para o baile Black Ball. Os participantes do evento e fãs de Alicia Keys, uma cofundadora da organização, fizeram publicações do evento e se envolveram com publicações no Facebook.
  2. Houve maior visibilidade e envolvimento em publicações com o uso de redes sociais para ampliar a publicidade antes e depois do evento. Até o momento, o Facebook Live de Alicia, usado antes e depois do evento, acumulou mais de 426 mil visualizações, mais de 50 mil curtidas, quase três mil compartilhamentos e 12 mil comentários.
  3. A página do Instagram também teve um aumento significativo em curtidas e seguidores.
Objetivos da campanha

Ativar as redes sociais para gerar eventos

O baile anual Black Ball é um evento que reúne celebridades, artistas e filantropos no combate ao HIV e à AIDS. Para ampliar o envolvimento além dos limites do evento físico, a Keep a Child Alive tinha como objetivo ativar uma campanha nas redes sociais oferecendo uma experiência digital participativa do evento Black Ball.

Abordagem
  1. Facebook Live: lançada a primeira experiência do Facebook Live de Alicia para os fãs, transmitindo de seu ensaio com LION BABE na noite anterior ao baile Black Ball. Essa ativação animou os fãs de Alicia para o evento anual. A publicação foi compartilhada nas Páginas da Keep a Child Alive e de Música do Facebook.
  2. Página: publicação na Página do Facebook da Keep a Child Alive no período antes e depois do baile Black Ball.
  3. Instagram: uso do Instagram para compartilhar momentos especiais dos bastidores com os seguidores em tempo real.
Criativo da campanha

A estratégia de criativo do Keep A Child Alive é focada em dar vida ao trabalho em campo para os apoiadores. Eles destacaram conteúdo sobre os programas, assim como o conteúdo criado para o baile e no próprio Black Ball. Uma parte fundamental da estratégia também envolve garantir que os patrocinadores e marcas apoiadoras estejam integrados nas redes sociais de forma poderosa e contínua.

Durante toda a noite, eles incentivaram o uso da hashtag #KCABlackBall, que também incorporou elementos de design, telas, sinalização, no programa, nas mesas, vinil em espelhos dos banheiros etc. para maior exposição. Também a inseriram nos discursos, para garantir que fosse divulgada no palco. Além disso, ofereceram aos convidados confirmados a tradução e a hashtag antecipadamente, para que os apoiadores pudessem publicar facilmente durante a noite.

Lições da campanha
  1. Crie relacionamentos: quando você responde perguntas e interage com os comentários, é fácil identificar apoiadores ativos e criar relacionamentos com eles.
  2. Compartilhe conteúdo de outros aliados: o Facebook é um ótimo lugar para criar parcerias e compartilhar informações ou artigos que seu público deve conhecer. O compartilhamento de outras organizações ou grupos permitem alcançar um novo público que já está preparado para seu conteúdo.
  3. Faça perguntas: o Facebook pode ser incrivelmente útil como um grupo de foco informal. Faça perguntas para o público e veja como você pode apoiar o trabalho que está sendo feito.