Caso de sucesso Pakistan's Ministry of Health

Ministério da Saúde do Paquistão impulsiona doações de sangue voluntárias com o recurso Doações de Sangue do Facebook

Programa de Transfusão de Sangue Segura do governo do Paquistão

A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) para todos os países é que abasteçam seus bancos de sangue por meio de doadores voluntários que não recebam pagamentos pela doação. O Paquistão enfrenta uma escassez crônica de sangue, uma vez que conta com um ecossistema fragmentado em que familiares e amigos são responsáveis por encontrar doadores seguros quando seus entes queridos precisam.

Com uma população de 207 milhões de pessoas, sendo o sexto país mais populoso do mundo, o Paquistão tem 154 milhões de usuários de celular e 41 milhões de usuários ativos do Facebook. Nesse ambiente de ampla conectividade, as pessoas recorrem com frequência às suas redes de contato no Facebook para encontrar doadores de sangue, com milhares de publicações relativas a esse tema todos os meses.

O Programa de Transfusão de Sangue Segura (SBTP) do Ministério Nacional de Saúde, Regulamentação e Coordenação do Paquistão (NHSRC) estabeleceu uma parceria com o Facebook em 2018. O objetivo era apoiar o país em seus esforços para atingir 100% de doações voluntárias e esclarecer ideias equivocadas sobre o processo de doação de sangue. Desde então, mais de 5 milhões* de pessoas no Paquistão se registraram como doadores de sangue.
*Dados de junho de 2020

Missão

O propósito do Programa de Transfusão de Sangue Segura (SBTP) é implementar um serviço seguro e eficiente de transfusão de sangue em todo o país. Para isso, pretende centralizar a coleta e o processamento do sangue, bem como assegurar que todos os bancos de sangue cumpram os padrões de qualidade e segurança da OMS. Para ajudar a mudar o paradigma no qual o Paquistão depende de doações de familiares e assegurar que todas as doações sejam voluntárias, o SBTP utiliza o recurso Doações de Sangue do Facebook para aumentar a conscientização sobre o tema e facilitar as doações.

Caso de sucesso

O Programa de Transfusão de Sangue Segura lançou um piloto do recurso Doações de Sangue do Facebook em cinco bancos de sangue de hospitais das principais cidades paquistanesas. Durante seis meses, cada banco de sangue do piloto aplicou um questionário aos doadores e acompanhou as métricas essenciais, como registros, ligações telefônicas, visitas e doações. Os resultados não só demonstraram a eficácia da ferramenta no aumento de doações voluntárias, mas também forneceu ao SBTP informações sobre como ampliar a participação dos doadores.

“O Facebook forneceu ao Paquistão um recurso eficaz de doação de sangue que está ajudando a mudar o paradigma da dependência de doações de familiares para 100% de doações voluntárias regulares”.

Dr. Hasan Abbas Zaheer, ex-coordenador nacional do Programa de Transfusão de Sangue Segura do governo do Paquistão

Impacto

O SBTP conseguiu aumentar as doações de sangue voluntárias, além de contribuir para que o abastecimento de sangue seja mais sustentável ao usar o Facebook para conscientizar sobre esse tema e informar às pessoas onde e quando podem doar sangue. Portanto, o Facebook comprovou a eficácia e a eficiência de sua ferramenta com grande potencial de fazer o direcionamento para públicos maiores.

Até o momento, mais de 4,5 milhões de pessoas do Paquistão se registraram para doar sangue. Os resultados de um programa piloto com cinco bancos de sangue regionais mostraram que três em cada cinco desses bancos de sangue receberam mais de 50% de suas doações voluntárias diretamente do Facebook.

  • Três em cada cinco bancos de sangue receberam mais de 50% de suas doações voluntárias diretamente do Facebook.

Um desses bancos de sangue é o Banco de Sangue Regional de Bahawalpur (RBC), da província de Punjab. O Facebook impulsionou significativamente o alcance orgânico da organização, de maneira que ela pôde acessar e interagir com um público bem maior que o anterior. Facilitar as doações de sangue por meio do Facebook também provou ser bastante eficaz na captação de doadores de sangue voluntários. Esse método foi muito mais rápido e teve melhor custo-benefício que outras formas tradicionais de publicidade. Com o recurso Doações de Sangue do Facebook, o número de doadores voluntários dobrou. Esse banco de sangue agora recebe 58% de seu abastecimento mensal de sangue diretamente de doadores do Facebook.

  • O Banco de Sangue Regional de Bahawalpur recebe 58% de seu abastecimento mensal de sangue diretamente de doadores do Facebook.

Com base no sucesso do programa piloto, bancos de sangue do país todo agora usam as Doações de Sangue do Facebook. A parceria entre SBTP e Facebook impulsionou esforços nacionais para promover doações de sangue voluntárias, aumentou a conscientização sobre a segurança do sangue e expandiu o engajamento geral da comunidade. Como resultado, o SBTP modificou sua estratégia nacional de mobilização de doadores para incluir as redes sociais como uma forma eficaz para suprir às necessidades do país em relação a doações de sangue. Agora, o SBTP vê o papel das redes sociais como essencial na mudança do paradigma da dependência de doações de familiares para 100% de doações voluntárias regulares.

“Quando nos tornamos parceiros do Facebook, ficamos impressionados com o tipo de bem social que se pode fazer por meio dessa plataforma. Os membros de nossa equipe agora veem as redes sociais como uma grande ferramenta que pode ser usada para apoiar sistemas e comunidades de saúde”.

Zahid Qazi, gerente de mobilização de sangue do Banco de Sangue Regional de Bahawalpur