Caso de sucesso UNICEF

O UNICEF arrecadou mais de 1 milhão de dólares no Facebook para ajudar as crianças do Iêmen

Missão

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) atua em 190 países e territórios para proteger os direitos das crianças. A missão do UNICEF é arrecadar fundos, influenciar responsáveis pela tomada de decisões e fornecer informações sobre os direitos das crianças.

Caso de sucesso

Em dezembro de 2018, enquanto o Iêmen enfrentava uma grande crise humanitária, com oito em cada dez crianças no país precisando de ajuda emergencial, o UNICEF usou as Ferramentas de doações para instituições beneficentes e o direcionamento avançado do Facebook para levantar mais de US$ 1.165.000 em doações em apenas nove dias, na campanha “Black Friday”.

“Em um mercado de instituições beneficentes altamente competitivo e com diversos varejistas anunciando ofertas da Black Friday, o direcionamento avançado aliado às Ferramentas de doações para instituições beneficentes do Facebook foi a maneira perfeita de alcançarmos nosso público-alvo com uma mensagem relevante. Além de superar nossa meta, conseguimos informações valiosas durante o processo, que poderemos usar em campanhas futuras no Facebook.”

Hubert Chaminade, gerente de Marketing Digital, UNICEF França

Testemunho de solução

O UNICEF usou a campanha de arrecadação de fundos da Página a fim de criar uma página de arrecadação de fundos exclusiva para cada país participante, com ferramentas integradas que permitiam ter acesso a sua comunidade existente no Facebook. As campanhas de arrecadação de fundos da Página usaram um criativo simples e impactante, apresentando a campanha como um antídoto para a Black Friday.

Para alcançar uma grande parte do público-alvo, a organização usou anúncios e ferramentas de direcionamento do Facebook para mostrar a campanha aos fãs da Página na plataforma e a públicos mais amplos com interesse em causas semelhantes. Isso garantiu que os anúncios da campanha de arrecadação de fundos fossem exibidos para as pessoas mais propensas a visualizá-los no Facebook, em vários dispositivos e grupos de público.

Essa abordagem direcionada de maneira eficiente ajudou o UNICEF a alcançar uma grande parte do público em geral com um criativo emotivo, além de alcançar os principais influenciadores que ajudariam a divulgar a mensagem, o que gerou uma grande quantidade de compartilhamentos da campanha.

Impacto
“Defina uma meta modesta para a campanha de arrecadação de fundos, para garantir que você consiga cumpri-la, aumente a meta quando estiver próximo de alcançá-la e desafie os fãs a alcançar a meta seguinte. Publique comentários de incentivo e estimule as pessoas a compartilhar a campanha de arrecadação de fundos com os amigos e familiares.”

Gabriel Gunnarsson, gerente de Marketing Digital, UNICEF Suécia

US$ 1.165 milhão

Em doações arrecadadas

49 mil

Doadores únicos

33X

Mais retorno sobre os gastos com anúncios em média

Objetivo da campanha

Gerar doações por meio de anúncios e das Ferramentas de doações para instituições beneficentes do Facebook

O objetivo da campanha era ajudar a gerar doações suficientes por meio das Ferramentas de doações para instituições beneficentes do Facebook de modo que o UNICEF pudesse fornecer o equivalente a milhares de pacotes de emergência (mais de dez vezes o valor da meta original) para as crianças no Iêmen.

Abordagem da campanha
  • Frequência de publicação – Fazer publicações frequentes com comentários positivos incentivando as pessoas a compartilhar a campanha de arrecadação de fundos com amigos e familiares funcionou muito bem.
  • Começar discretamente e depois aumentar – Comece com uma meta modesta, que você possa alcançar rapidamente. Em seguida, aumente o objetivo com novas metas viáveis e incentive as pessoas a ajudar a alcançá-las.
  • Controlar o ritmo da campanha de arrecadação de fundos – Aumente progressivamente a meta para manter o valor da arrecadação sempre próximo do objetivo, sem deixar o valor arrecadado ultrapassar a meta da campanha.
  • Acompanhar em tempo real – As campanhas de arrecadação de fundos são beneficiadas quando as pessoas podem acompanhá-las em tempo real.
Lições da campanha
  • Tempo de preparação – Planeje mais tempo de desenvolvimento, para se envolver com influenciadores e empresas em potencial com bastante antecedência em relação ao lançamento da campanha de arrecadação de fundos.
  • Tornar a campanha viável – Defina uma meta menor do que a esperada inicialmente, mas aumente-a rapidamente à medida que as doações começarem a alcançá-la e a exceder o valor inicial. Torne a campanha de arrecadação de fundos viável e ganhe impulso no início.
  • Envolver-se com os apoiadores – Desenvolva recursos para se envolver com os doadores: incentive-os a compartilhar a campanha de arrecadação de fundos com amigos e familiares, agradeça pelas doações e peça a opinião deles sobre qual deve ser a próxima meta.
  • No momento certo – Não use as ferramentas de arrecadação de fundos com muita frequência. É melhor guardar as publicações de uma campanha de arrecadação de fundos para períodos específicos em torno de eventos importantes no mercado. Assim, você não arrisca diluir o público ou sobrecarregá-lo com solicitações constantes de doação.
  • Gerenciador de Anúncios do Facebook – Use o Gerenciador de Anúncios em vez de apenas impulsionar as publicações da Página do Facebook, pois assim você obtém mais controle sobre o direcionamento, além de reduzir os gastos com publicidade.

Melhores práticas recomendadas

Lançamento da campanha de arrecadação de fundos

As descrições explicam qual é a causa, por que ela é importante e o que especificamente as doações ajudarão a realizar.

Durante a campanha de arrecadação de fundos

“Curta” e comente sobre as doações dos apoiadores à medida que eles participarem.

No final da campanha de arrecadação de fundos

Quando alcançar a meta, faça novamente uma publicação na página da campanha para agradecer aos doadores pelo apoio generoso.